EUA ameaçam colocar TikTok na mesma lista da Huawei

A administração está a ponderar colocar a ByteDance, a empresa que detém o TikTok, numa lista do departamento do comércio que torna difícil a disponibilização da app no mercado norte-americano.

O cerco está a apertar-se para a TikTok. Depois de o alerta dado pelo secretário de Estado norte-americano, a Casa Branca está a considerar colocar a aplicação chinesa de vídeos curtos numa lista negra que visa impedir os norte-americanos de a usarem e, assim, impedir que a China obtenha os dados privados através da app, o que se suspeita nos EUA que possa estar a acontecer.

A ideia que está em cima da mesa e a ser debatida pela administração Trump é colocar a ByteDance, a empresa que detém o TikTok, numa lista do departamento do comércio que torna difícil a sua disponibilização no mercado norte-americano, de acordo com fontes próximas pelo processo consultadas pelo Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

É nessa lista que está a Huawei, a gigante chinesa das telecomunicações (e do 5G), por suspeitas de que fazia espionagem em nome do Partido Comunista Chinês. A criação da lista em causa aconteceu ao abrigo de uma lei criada na década de 90 e não implica a aplicação de coimas, mas pode motivar o bloqueio das propriedades das empresas indicadas.

Assim, a confirmar-se esta medida colocaria fortes entraves ao fornecimento de tecnologia de empresas norte-americanas à TikTok. Além disso, as restrições aplicar-se-iam também ao software, pelo que a Apple, bem como outras entidades não conseguiriam forneceres atualizações da rede social aos utilizadores. De acordo com uma fonte ligada ao processo, a administração norte-americana vai decidir dentro de um mês se avança ou não com a medida.

Esta mudança ocorre numa altura em que a administração de Trump ameaça bloquear o TikTok nos EUA por causa dos receios em relação aos dados privados e à interferência do Partido Comunista Chinês. Aquando desta tomada de posição, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, alertou os cidadãos norte-americanos a serem cautelosos no uso do TikTok, caso não queiram que as suas informações privadas caiam “nas mãos do Partido Comunista Chinês”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA ameaçam colocar TikTok na mesma lista da Huawei

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião