BCP e Galp caem mais de 2% e pressionam bolsa de Lisboa

A bolsa de Lisboa acompanhou a queda das praças europeias. Banca e setor energético penalizam PSI-20, com as ações do BCP e da Galp Energia a caírem mais de 2%.

A bolsa de Lisboa arrancou a primeira sessão da semana a cair, acompanhando a tendência de indefinição sentida na Europa perante o aumento dos casos de infeção pelo novo coronavírus. Na praça nacional, os títulos do BCP e da Galp Energia penalizaram o PSI-20, ao perderem mais de 2%

Na Europa, o Stoxx 600 desvalorizou 0,20%, enquanto o francês CAC-40 perdeu 0,24%, o britânico FTSE 100 recuou 0,20% e o espanhol Ibex-35 caiu 0,20%. Em contrapartida, o alemão DAX ganhou 0,15%.

Lisboa acompanhou os receios vividos na Europa, negociando abaixo da linha de água. O PSI-20 recuou 0,89%, para 4.452,41 pontos, com 15 das 18 cotadas em “terreno” negativo. A condicionar o índice de referência nacional estiveram os títulos do BCP, que cederam 2,89% para 10,90 cêntimos, isto na véspera de a instituição liderada por Miguel Maya apresentar aos investidores as contas referentes aos primeiros seis meses do ano.

Entre os “pesos pesados”, também o setor energético penalizou o PSI-20, com destaque para a Galp Energia que caiu 2,17% para 10,125 euros, depois de, esta segunda-feira, ter comunicado ao mercado que passou de lucros a prejuízos de 52 milhões de euros no segundo trimestre deste ano. Na sequência destes resultados, a petrolífera portuguesa decidiu suspender o pagamento de dividendos, remetendo a remuneração acionista total referente a 2020 para o arranque do próximo ano.

Também o grupo EDP não escapou às quedas, embora menos acentuadas, com as ações da elétrica a desvalorizarem 0,67% para 4,419 euros, enquanto a subsidiárias EDP Renováveis perdeu 0,14% para 14,020 euros. Em contraciclo, a REN valorizou 0,20% para 2,485 euros.

Nota ainda para a queda da Mota-Engil e da Nos. Os títulos da construtora recuaram 2,13%, enquanto os da operadora de telecomunicações perderam 1,19%. No setor da pasta e papel, a Altri recuou 0,42%, a Semapa perdeu 1,48% e a Navigator desvalorizou 1,171.

Em contraciclo e a impedir uma queda menos expressiva do PSI-20, estiveram as ações da Corticeira Amorim a valorizarem 2,49% para 9,89 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP e Galp caem mais de 2% e pressionam bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião