Lucros da PSA caem para metade. Empresa espera “sólida recuperação” no segundo semestre

  • Lusa
  • 28 Julho 2020

Os lucros do grupo automóvel francês caíram 51,9% no primeiro semestre do ano para 595 milhões de euros. Apesar da pandemia, a PSA conseguiu manter-se rentável.

Os lucros do grupo automóvel francês PSA caíram 51,9% no primeiro semestre do ano para 595 milhões de euros, anunciou a empresa, sublinhando que apesar da pandemia conseguiu manter-se rentável.

O resultado operacional nos primeiros seis meses do ano caiu 81,6%, para 376 milhões de euros, explicou o grupo PSA, em comunicado. Excluindo os itens não recorrentes e ajustes pontuais, o resultado operacional atual diminuiu 84,5% para 517 milhões de euros, com uma queda de 72,5% na área automóvel para 731 milhões, representando um nível de rentabilidade de 3,7%.

A quebra do resultado operacional atual na subsidiária financeira foi de 9,7%, para 463 milhões de euros. A faturação caiu 34,5%, para 25.120 milhões de euros, refletindo o revés nas vendas num contexto marcado por um confinamento devido à pandemia.

Na área automóvel, a faturação caiu 35,5%, para 19.595 milhões de euros. Os registos de matrículas do grupo que comercializa as marcas Peugeot, Citroën, Opel, Vauxhall e DS sofreram uma queda de 45,7% no primeiro semestre do ano. No entanto, a 30 de junho, o grupo PSA tinha reduzido seus stocks em 24%, em comparação com o ano anterior, com 505.000 um total de veículos.

A fabricante francesa prevê que, no conjunto do ano, o mercado automóvel caia 25% na Europa, 30% na Rússia e na América Latina e 10% na China, os seus principais mercados. O presidente executivo do grupo, o português Carlos Tavares, enfatizou que o resultado do primeiro semestre demonstra a resiliência da empresa e é a “recompensa” de seis anos consecutivos de trabalho “intenso” para aumentar a sua “agilidade” e reduzir o “ponto” morto”.

Carlos Tavares manifestou confiança em alcançar “uma sólida recuperação no segundo semestre”, com vistas à fusão com o grupo ítalo-americano FCA [Fiat Chrysler Automobiles]” até o primeiro trimestre de 2021. O grupo PSA tinha definido como objetivo uma margem operacional corrente de mais de 4,5% na área automóvel no período 2019-2021.

No comunicado é adiantado que o Grupo também está a superar a presente crise graças ao compromisso das suas equipas, que estão empenhadas em proporcionar aos clientes uma mobilidade limpa, segura e acessível. “Estamos determinados a conseguir uma recuperação sólida no segundo semestre do ano, ao mesmo tempo que finalizamos o processo de criação da Stellantis até ao final do primeiro trimestre de 2021.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da PSA caem para metade. Empresa espera “sólida recuperação” no segundo semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião