Nas notícias lá fora: Big tech, Huawei e Telegram

  • ECO
  • 30 Julho 2020

Enquanto as big tech descartam o impacto do seu poder na concorrência, a Telegram apresentou uma queixa contra a Apple e a Huawei bateu a Samsung.

O Governo britânico está a estudar uma maneira de reduzir a quarentena para os cidadãos que cheguem a Inglaterra vindo de Espanha, depois de ter excluído o país dos corredores aéreos. Pandemia à parte, no setor tecnológico, a Amazon, o Facebook, a Apple e a Google estiveram representadas no Congresso norte-americano onde afirmaram que não prejudicam a concorrência. É ainda notícia a queixa apresentada pelo Telegram contra a Apple por práticas anticoncorrenciais.

Reuters

Reino Unido estuda possível mudança de regras na quarentena com Espanha

O Governo britânico está a trabalhar em maneiras possíveis de reduzir o período de quarentena imposto a pessoa vindas de Espanha, que é atualmente de 14 dias. Contudo, revelou o ministro da Saúde do Reino Unido, as regras não serão alteradas nos próximos dias. “Estamos a trabalhar para saber se, ao testar as pessoas durante essa quarentena, é seguro isentá-las mais cedo”, disse Matt Hancock. “Esse trabalho não está concluído. Até que seja absolutamente seguro fazer esse tipo de mudança, não faremos nada”. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

The Guardian

Big tech dizem que têm “demasiado poder”, mas que isso não prejudica a concorrência

Jeff Bezos (Amazon), Mark Zuckerberg (Facebook), Tim Cook (Apple) e Sundar Pichai (Alphabet) estiveram mais de cinco horas a ser ouvidos no Congresso, enfrentando acusações de terem “muito poder” e de se comportarem como “barões cibernéticos”, esmagando a concorrência. Numa audiência marcada por vários negócios esquecidos, os quatro responsáveis das big tech admitiram esse poder, mas garantiram que isso não prejudica as empresas da concorrência. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Cinco Días

Huawei ultrapassa Samsung em vendas de telemóveis durante a pandemia

A Huawei vendeu 55,8 milhões de telemóveis em todo o mundo durante o segundo trimestre, superando a Samsung que se ficou pelos 53,7 milhões, conclui uma análise da Canalys. A empresa chinesa foi menos afetada pela pandemia, no entanto, as sanções aplicadas pelos Estados Unidos, que limitam o acesso às aplicações da Google, são um grande obstáculo à expansão internacional. Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Financial Times

Telegram apresenta queixa contra a App Store da Apple

A Telegram é a mais recente empresa a apresentar uma queixa formal na União Europeia por práticas anticoncorrenciais contra a App Store, da Apple. A aplicação de mensagens encriptadas diz que a Apple deveria “permitir que os utilizadores tenham a oportunidade de transferir software fora da App Store”. Em junho, o Spotify e a Rakuten também reclamaram da empresa junto da UE, acusando-a de monopolizar o mercado. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

El Economista

CMVM espanhola dá luz verde à OPA sobre a MásMóvil

A Comisión Nacional del Mercado de Valores (CMVM espanhola) deu autorização para que a OPA apresentada pelos fundos KKR, Providence e Cinven no final de maio sobre a MásMóvil possa avançar. A oferta sobre a operadora que detém a Nowo e a Oni vai ser feita a um preço de 22,50 euros por ação, o que pressupõem que os fundos de capital de risco vão assumir um custo total de três mil milhões de euros com uma operação que levará à saída de bolsa da MásMóvil. Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Big tech, Huawei e Telegram

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião