Competições de Surf vão realizar-se todas até final de outubro por causa da pandemia

Face à possibilidade de uma eventual segunda vaga da pandemia, a Federação Portuguesa de Surf decidiu redesenhar o calendário competitivo. Competições vão realizar-se todas até ao final de outubro.

A pandemia levou ao cancelamento ou adiamento de vários desportivos a nível mundial. E se, entretanto, várias competições foram retomadas, a ameaça de uma eventual segunda vaga tem levado as organizações a adaptarem-se aos “novos tempos”. A Federação Portuguesa de Surf (FPS) não é exceção e redesenhou o calendário competitivo para este ano, com as provas a terminarem todas até ao final de outubro.

A FPS, em conjunto com as várias entidades associadas, estipulou um calendário competitivo “ambicioso” que concentra a “esmagadora maioria das provas das modalidades e todos os escalões etários” até finais de outubro, informa o organismo em comunicado.

De acordo com a organização, o calendário passa “quase incólume”, com exceção feita à Taça de Portugal de Surfing, que deveria ser disputada entre 7 a 11 de abril. Pelo “timing e logística envolvidos, com centenas de atletas concentrados num só local”, foi cancelada por razões de segurança. Entre outras alterações estão as modalidades de promoção e de categorias não Open (Esperanças) que “terão os títulos atribuídos em provas únicas”, explica a FPS.

A título de exemplo, a primeira etapa do Circuito Nacional de Bodyboard arranca a 22 de agosto em Santa Cruz, Torres Vedras, com a quarta e última etapa a disputar-se entre os dias 24 e 25 de outubro, na Póvoa de Varzim. Todo o calendário pode ser consultado aqui.

Para o presidente da direção da FPS, João Aranha, esta alteração “é um esforço sobre-humano”, uma vez que se trata de “um plano ambicioso, montado sobre os ombros dos nossos clubes, associações e, no fundo, de todos os federados”, contudo, ressalva que as modalidades têm “um papel importantíssimo” no desenvolvimento “dos nossos jovens atletas”, bem como “na promoção da costa portuguesa”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Competições de Surf vão realizar-se todas até final de outubro por causa da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião