Lucro do Crédit Agricole recua 19,8% no 1.º semestre para 1.592 milhões de euros

  • Lusa
  • 6 Agosto 2020

O banco francês registou um lucro de 1.592 milhões de euros no primeiro semestre, menos 19,8% face a igual período do ano passado. Queda é justificada pelo aumento do custo do risco de crédito.

O Crédit Agricole revelou esta quinta-feira que teve um lucro de 1.592 milhões de euros no primeiro semestre, menos 19,8% em termos homólogos, refletindo sobretudo o aumento do custo do risco de crédito, que se multiplicou por 2,5.

O banco francês explicou em comunicado, que este custo, que indica quais as provisões para fazer face aos riscos de crédito, foi de 1.463 milhões de euros brutos e 1.529 milhões de euros em termos subjacentes, contra 582 milhões no mesmo período do ano anterior.

Além de ter colocado mais reservas do que era previsto para enfrentar as perdas esperadas com crédito, outras rubricas não recorrentes no montante de 167 milhões de euros também pesaram negativamente no resultado líquido, já que se situaram em 53 milhões de euros na primeira metade do ano fiscal anterior.

As receitas aumentaram 0,9% em termos absolutos até junho, para 10.097 milhões de euros, mas numa base comparável a subida foi de 2,4% em termos homólogos, enquanto as despesas operacionais registaram um acréscimo de 1,6%, para 6.235 milhões de euros.

As provisões no segundo trimestre aumentaram para 842 milhões de euros, acima do esperado pelos analistas de mercado (775 milhões de euros). Neste trimestre, a receita do banco fixou-se em 4.890 milhões de euros, sendo que o resultado líquido foi de 954 milhões de euros, segundo a agência financeira Bloomberg.

Entretanto, no primeiro semestre, o Crédit Agricole apresentou um rácio de solvabilidade (Tier 1) de 12%, ou seja, 4,1 pontos acima do exigido e mais 0,6 pontos que no final do primeiro trimestre deste ano fiscal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro do Crédit Agricole recua 19,8% no 1.º semestre para 1.592 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião