Iniciativa Liberal critica estado de contingência. Quer falar com Marcelo

Iniciativa Liberal critica o estado de contingência decretado pelo Governo. Acusando o Executivo de "suprimir liberdades", pediu audiência urgente ao Presidente do República.

A Iniciativa Liberal não concorda com o estado de contingência a partir de 15 de setembro. Por isso, argumentando que o Governo está a “suprimir liberdades” dos portugueses, solicitou uma audiência urgente ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“É incompreensível que depois de todos os esforços para normalizar a atividade económica e reativar o turismo no país se anuncie uma situação de contingência com 20 dias de antecedência”, diz a Iniciativa Liberal em comunicado.

O Governo, que segundo a Ministra Vieira da Silva irá manter as mesmas medidas na primeira quinzena de setembro, “porque os números estão estáveis e a resposta do Serviço Nacional de Saúde” está controlada, “é o mesmo que pelos vistos advinha que uma semana depois o país estará em desgraça e por isso serão necessárias mais restrições. Um dia está tudo bem, outro dia está tudo mal”, refere, acrescentando que “não foi comunicado qualquer critério científico objetivo que sustente tal decisão”.

Este “é um governo em estado de montanha russa consoante dá jeito. Em Portugal, quando o governo precisa de mudar a agenda mediática, até as desgraças são agendadas”, atira o partido liderado por João Cotrim Figueiredo.

O partido considera que “compete ao Presidente assegurar o regular funcionamento das instituições e fazer cumprir a Constituição, protegendo sempre os direitos dos cidadãos. Infelizmente, temos observado uma atitude passiva e submissa do Presidente em relação às várias decisões arbitrárias do Governo”.

Os liberais criticam esta medida que visa preparar o combate à pandemia durante o outono e acusam o Governo de “suprimir liberdades sem ter comunicado aos portugueses ou aos partidos quaisquer novos dados que evidenciem a possibilidade acrescida de contágio que justifique este aumento de restrições aos direitos e liberdades das pessoas por todo o país”. Destacam ainda que “qualquer quadro restritivo das liberdades só pode ser adotado em situações absolutamente excecionais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iniciativa Liberal critica estado de contingência. Quer falar com Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião