PSI-20 abre no vermelho. EDP cede 2% após queda do lucro

O PSI-20 está em queda, influenciado pela desvalorização de 2% da EDP após a empresa ter divulgado que os lucros baixaram 22% no primeiro semestre.

A bolsa nacional abriu esta sexta-feira em a cair 1,04% para os 4.279,06 pontos, acompanhando as quedas das principais praças europeias. Já ontem as bolsas norte-americanas tinham registado fortes descidas, como é o caso do Nasdaq que caiu 5%.

As bolsas europeias abriram em baixa, com o alemão DAX a perder mais de 1%, o francês CAC a ceder 0,5% e o espanhol IBEX a desvalorizar 0,2%. O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, cede 0,2%.

Em Lisboa, o destaque vai para a EDP que desvaloriza 2,29% para os 4,27 euros no arranque da negociação, reagindo aos resultados que a empresa divulgou após o fecho da sessão de ontem. A EDP viu o seu lucro cair 22% no primeiro semestre do ano, com a pandemia a pesar nas contas do grupo. O resultado líquido situou-se em 315 milhões de euros, sendo que a operação em Portugal teve um prejuízo de 32 milhões de euros.

Já a EDP Renováveis, que apresentou resultados ontem antes da abertura da bolsa, desce 0,84% para os 14,2 euros, após ter atingido um máximo na sessão desta quinta-feira. O lucro da empresa caiu 26% no primeiro semestre, situando-se nos 255 milhões de euros.

Apesar da queda expressiva do grupo EDP, a maior desvalorização é a da Novabase que perde 2,4% para os 3,26 euros. Há ainda a queda de 0,9% para os 11 cêntimos da Pharol.

A travar maiores perdas no PSI-20 está a Galp Energia que sobe 1,06% para os 8,9 euros e ainda as pequenas subidas da Navigator e da Sonae.

(Notícia atualizada às 8h21 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 abre no vermelho. EDP cede 2% após queda do lucro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião