Turismo europeu de junho ficou 75% aquém do de fevereiro

O turismo europeu continuava bastante aquém da normalidade em junho. Nesse mês de verão, face ao frio de fevereiro, a quebra era de 75%, segundo os dados do Eurostat.

Em junho, na União Europeia, todos os setores dentro dos serviços tinham a sua atividade abaixo da verificada em fevereiro, antes da pandemia. A quebra geral é de 16,4%, mas há um setor que se destaca pela negativa: os serviços de turismo mostravam uma quebra de 75%, segundo os dados do Eurostat.

O mês de junho, que marca o início do verão, costuma ser um dos meses altos para o turismo nos países da União Europeia que, em conjunto, são o maior destino de todo o mundo. Mas este ano, por causa da pandemia, a atividade deste setor em junho está aquém dos meses de inverno como o de fevereiro, pré-Covid-19.

Segundo os dados do Eurostat, a quebra do turismo face a fevereiro é de 75%, desagregando-se da seguinte forma: -83,6% no caso das agências de turismo e semelhantes; -73,8% no caso do transporte aéreo; -66,4% para os hotéis; e -38,4% para os restaurantes.

A maior recuperação da atividade verifica-se nos restaurantes — que têm o maior peso no VAB europeu (1,6%) –, seguida dos hotéis (1,3% do VAB). O transporte aéreo registou uma recuperação limitada em junho enquanto as agências de viagem continuavam praticamente no mesmo nível de abril.

Tanto o transporte aéreo como as agências de viagem têm menor impacto na economia uma vez que representam cerca de 0,5% e 0,3% do VAB europeu e 0,2% do emprego. Já os restaurantes representam 4% do emprego e os hotéis 1,9% dos postos de trabalho da União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo europeu de junho ficou 75% aquém do de fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião