Empresa municipal Gebalis integra federação europeia Housing Europe

  • ECO
  • 8 Setembro 2020

A empresa municipal Gebalis - Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa passou a integrar a Housing Europe, Federação Europeia de Habitação Pública, Cooperativa e Social.

A empresa municipal Gebalis – Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa foi oficialmente admitida na Federação Europeia de Habitação Pública, Cooperativa e Social – Housing Europe, que integra federações nacionais e regionais pertencentes a 23 países europeus.

De acordo com a empresa, esta parceria permitirá a partir de agora “ter uma voz mais forte tanto a nível da União Europeia como a nível nacional, mantendo-se atualizada dos desenvolvimentos importantes das políticas europeias nos domínios da Energia, Regulamento Financeiro e Assuntos Urbanos“, refere a Gebalis em comunicado.

A gestora de arrendamento terá, assim, acesso a “evidências de apoio ao desenvolvimento da intervenção a nível local e nacional, à partilha de metodologias de trabalho já testadas no terreno com resultados positivos, a projetos europeus e, ainda, à participação de eventos internacionais do setor.

Nas palavras de Pedro Pinto de Jesus, Presidente do Conselho de Administração da Gebalis “esta é uma distinção para ser partilhada não só por todos os cidadãos de Lisboa, mas também por todos os portugueses que acreditam na imprescindível missão de termos empresas públicas bem geridas e reconhecidas como tal, nas mais importantes instâncias internacionais”.

A Housing Europe é a Federação Europeia de Habitação Pública, Cooperativa e Social. Fundada em 1988, é uma rede de 44 federações nacionais e regionais que reúne cerca de 43.000 providers de habitação pública, social e cooperativas pertencentes a 23 países. No total, abrange mais de 26 milhões de habitações – cerca de 11% das habitações públicas existentes na UE.

A Gebalis é uma empresa municipal de responsabilidade pública, constituída em 1995 para garantir a gestão do parque público habitacional e para assegurar o desenvolvimento local e social dos territórios e comunidades por ele abrangidos. É responsável pela gestão de mais de 23 mil unidades de habitação social localizadas em 66 bairros residenciais, que se distribuem pelas 24 freguesias da cidade, com uma população estimada em cerca de 64 mil pessoas.

Este parque habitacional público em Lisboa constitui 11,4% dos alojamentos familiares de residência habitual e ocupa o terceiro lugar a nível nacional. A estimativa da população lisboeta residente em habitação social assume um peso de 10,7%, o que corresponde também a um terceiro lugar a nível nacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresa municipal Gebalis integra federação europeia Housing Europe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião