5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que Portugal regressa ao mercado de dívida de longo prazo, serão conhecidos dados sobre a evolução das exportações em julho.

Portugal regressa ao mercado de dívida de longo prazo, no dia em que há uma série de dados económicos. Depois do afundanço de 30% no segundo trimestre, como evoluíram as exportações durante o mês de julho? E os transportes? Lá fora, o Eurostat vai anunciar quantos estudantes temos por cada professor, permitindo comparações com os pares europeus.

Portugal regressa aos mercados de longo prazo

Portugal vai regressar ao mercado de dívida de longo prazo. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP pretende fazer um duplo leilão de dívida, com maturidades a 10 e a 25 anos, tendo em vista um financiamento entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros.

Exportações recuperam após tombo

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga, às 11h, as estatísticas sobre as relações comerciais de Portugal com o exterior referentes a julho. Tendo como pano de fundo a atual situação de pandemia e a fase de pós-confinamento, como se comportou a economia nacional em termos de exportações durante o mês de julho? Durante o segundo trimestre, as vendas de bens ao exterior afundaram 30%.

Qual foi o efeito da pandemia nos transportes?

O INE vai também revelar esta quarta-feira o relatório sobre a atividade dos transportes no período entre abril e junho. O tema vai estar em destaque também na reunião entre uma delegação da CGTP-IN com o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, que terá como foco discutir a situação dos transportes e dos trabalhadores deste setor.

No regresso às aulas, é feito o diagnóstico às escolas portuguesas

O Eurostat publica dados sobre o ensino em toda a Europa, designadamente quantos estudantes tem cada Estado membro por professor, permitindo comparações de Portugal com os pares europeus. Os dados são conhecidos numa altura em que faltam poucos dias para regresso às aulas, após grande parte do ano letivo passado ter sido vivido em confinamento. As medidas de segurança são uma preocupação dos pais e, apesar de o Governo garantir que está tudo a postos, vários partidos pedem um reforço dos profissionais que possam acompanhar o cumprimento das regras.

Conferência de líderes regressa depois das férias

Continuando a retoma de trabalhos na Assembleia da República, esta quarta-feira vai realizar-se a Conferência de líderes, que junta o presidente da Assembleia e os presidentes dos grupos parlamentares. Estes deverão agendar a primeira reunião plenária no Parlamento, depois da pausa para férias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião