Google Trends: Benfica fora da Champions mas líder nas redes

  • Tiago Lopes
  • 19 Setembro 2020

O afastamento do Benfica da Champions liderou as pesquisas e agitou as redes sociais. Lá fora, os incêndios nos EUA não param. Nos negócios, multimilionários ganham com a pandemia.

O afastamento do Benfica da Liga dos Campeões foi o tema que mais despertou a atenção dos portugueses nas pesquisas no Google. O regresso de Jorge Jesus ao clube prometia, mas o primeiro jogo oficial foi uma desilusão para os adeptos. Por ter falhado essa competição europeia, são menos 40 milhões de euros nos cofres da Luz.

Por cá, a notícia de que a atriz portuguesa Ana Rocha de Sousa conquistou quatro prémios em Veneza foi motivo de grande orgulho para os portugueses.

A atualidade internacional ficou marcada de várias formas, mas os incêndios que continuam a lavrar nos Estados Unidos continua a ser o tema que mais se destaca. Esta semana foi revelado que o fumo dos incêndios já “viajou” 8.000 quilómetros, chegando mesmo à Europa. Os vídeos são impressionantes e mostram um cenário de terror em diversos estados do país.

Nos negócios, a semana ficou marcada por várias apresentações na área da tecnologia. A Apple lançou diversos produtos, mas não aquele de que todos estavam à espera, o iPhone. Já a Sony deu a conhecer detalhes sobre a PlayStation 5 e fez saber que os portugueses poderão ter a nova consola a partir de 19 de novembro. Os preços começam nos 399 euros.

Cá dentro

A derrota e eliminação do Benfica da Liga dos Campeões foi o tema mais pesquisado pelos portugueses no Google na semana que agora termina. Os encarnados defrontaram o Paok, equipa treinada pelo português Abel Silva, na terceira pré-eliminatória da Champions.

A equipa orientada por Jorge Jesus precisava de uma vitória para passar à fase seguinte, mas o conjunto de Salónica venceu por duas bolas a uma. O jogo ficou ainda marcado por um golo de Zivkovic, jogador contratado ao Benfica há apenas uma semana.

Após o desaire dos encarnados, foram muitas as reações nas redes sociais. Os adeptos do Benfica não conseguiram esconder a desilusão, enquanto os adversários publicaram “memes” a festejar o afastamento da equipa portuguesa. Os adeptos do Flamengo, que não perdoam Jorge Jesus por ter abandonado o clube brasileiro, também agitaram as redes sociais.

Os quatro prémios conquistados em Veneza pela atriz portuguesa Ana Rocha de Sousa foi outro dos temas a marcar a atualidade nacional. Listen, a sua primeira longa-metragem, ganhou dois prémios no Festival de Cinema de Veneza: o prémio Leão do Futuro – Luigi De Laurentiis, no valor de 84,4 mil euros, e ainda o prémio especial do júri da secção Horizontes.

Em paralelo ao Festival de Cinema de Veneza, Ana Rocha de Sousa recebeu ainda outros dois prémios, o prémio Bisato d’Oro de melhor realização e o prémio Sorriso Diverso Venezia.

Num ano atípico e em plena pandemia, a Apple marcou um evento para apresentar novos produtos, à semelhança do que faz todos os anos. Mas para quem estava à espera da apresentação de um novo iPhone, a gigante norte-americana surpreendeu… e nada disse sobre assunto.

Ainda assim, a marca apresentou um novo iPad Air e dois novos Apple Watch. Outra das novidades foi a apresentação de um produto totalmente novo, o Apple One, que consiste em bundles de serviços podem juntar música, jogos, televisão, entre outras coisas.

Numa semana marcada por diversas apresentações tecnológicas, a Sony também fez saber que a PlayStation 5 chegará a Portugal no dia 19 de novembro com um preço base de 399 euros para a versão sem leitor e 499 euros para a versão com Blu-Ray.

Jamila Madeira foi outro dos nomes mais pesquisados durante a semana. Depois de ter sido exonerada do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira disse que ficou “muito surpreendida com a opção”, confirmando que não pediu para sair do Governo. Entretanto, a ex-secretária de Estado adjunta e da Saúde, foi substituída por António Lacerda Sales, e vai regressar à Assembleia da República para ocupar o seu lugar de deputada.

Lá fora

  • ‘Eu Jogo Pelos Direitos Humanos’. A Amnistia Internacional lançou um projeto sobre direitos humanos no futebol português, destinado à “consciencialização para os direitos humanos através do desporto”. A campanha conta com vários nomes sonantes do desporto-rei, entre eles João Félix, Bernanrdo Silva e Ricardo Quaresma.
  • “Uma Terra Prometida”. O ex-presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou o lançamento de um livro, com data marcada para 17 de novembro, precisamente duas semana depois das eleições presidenciais nos EUA, que opõem o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden. “É uma sensação muito especial ter terminado um livro e estou orgulhoso dele”, escreveu Obama no Twitter.
  • Fumo dos incêndios nos EUA chega à Europa. Os incêndios que devastam há várias semanas a costa oeste dos EUA são tão intensos que o fumo já chegou à Europa. A revelação foi feita por um cientista do Serviço de Monitorização da Atmosfera Copernicus, Mark Parrington: “O facto de estes fogos emitirem tanta poluição para a atmosfera, que podemos observar finas camadas de fumo a 8.000 quilómetros de distância, reflete o quanto são devastadores em tamanho e duração.”

Nos negócios

  • Facebook contra o discurso de ódio. A rede social Facebook anunciou esta semana que, no ano passado, removeu 12 milhões de conteúdos que foram assinalados como discurso de ódio. Em comunicado, a rede social refere ainda que, em 2019, “removeu dos grupos cerca de 1,5 milhões de conteúdos por violarem as políticas sobre ‘pessoas e organizações perigosas’”.
  • Disney+ chega a Portugal. A Netflix e a HBO ganharam um concorrente de peso esta semana. O Disney+ ficou disponível em Portugal a 15 de setembro. A plataforma tem no catálogo mais de 600 filmes e milhares de episódios de séries produzidas pela Disney e pelo seu universo de produtoras, como a Pixar ou a Marvel.
  • Milionários ganham com a pandemia. Um estudo do Institute for Policy Studies, intitulado “Billionaire Bonanza”, mostra que desde o início da pandemia as fortunas dos multimilionários já chegou aos 712 mil milhões de euros. As fortunas de Elon Musk, CEO da Tesla, Larry Ellison, CEO da Oracle, e Michael Bloomberg, fundador da Bloomberg, foram as que mais engordaram.

Nota: A Google Trends é uma rubrica semanal, publicada aos fins de semana, que resume os temas mais populares da internet com base na ferramenta homónima da Google. É assinada pelo jornalista do ECO Tiago Lopes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google Trends: Benfica fora da Champions mas líder nas redes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião