Braço de ferro entre Huawei e inventor português termina com acordo

  • ECO
  • 21 Setembro 2020

Rui Pedro Oliveira e a Huawei chegaram a um acordo que deita por terra todas as acusações, avançou o Público. Nenhuma das duas partes revela se houve ou não pagamentos envolvidos para pôr fim ao caso.

A Huawei e o inventor português que a acusava de lhe roubar uma patente chegaram a um acordo que põe fim à disputa judicial em curso nos EUA. “As partes estão satisfeitas pela resolução amigável e enaltecem o esforço conjunto para se chegar a uma solução”, aponta uma declaração conjunta dos advogados das duas partes, citada pelo Público (acesso condicionado).

Desconhecem-se os termos acordados entre a tecnológica e Rui Pedro Oliveira, que considerava que a Huawei se tinha apropriado de uma ideia que apresentara numa reunião. O próprio não os quis revelar ao Público. O acordo fez cair todas as acusações, nomeadamente o processo interposto pelo inventor e um pedido da Huawei para que fosse declarado que a empresa não violou as patentes em causa. Ao jornal, a empresa também não comentou.

O caso chegou à imprensa no ano passado e Rui Pedro Oliveira e a Huawei chegaram a trocar acusações em público. Em março de 2019, a Huawei recusou publicamente qualquer acordo com o inventor. Em causa está uma tecnologia de câmara que podia ser acoplada aos smartphones para melhorar as capacidades de captura destes aparelhos. O inventor alegava que, algum tempo depois de uma reunião com responsáveis da tecnológica, a Huawei lançou no mercado um produto idêntico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Braço de ferro entre Huawei e inventor português termina com acordo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião