Economia europeia perde gás com aumento de casos de Covid-19

  • Lusa
  • 23 Setembro 2020

A atividade empresarial na zona euro continuou a abrandar em setembro. O índice mostra tendências "divergentes" por setor e país, sublinha a Markit.

A atividade empresarial na zona euro continuou a abrandar em setembro, um mês em que “estagnou” devido ao recrudescimento dos contágios por covid-19 e às medidas de distanciamento, que afetaram a procura, anunciou hoje a Markit.

A estimativa ‘flash’ do índice composto PMI (Purchasing Managers’ Index) da atividade total da zona euro, publicado esta quarta-feira pela empresa de consultoria Markit, foi de 50,1 pontos em setembro, inferior ao de 51,9 pontos de agosto e apenas ligeiramente acima do limiar de 50 pontos que separa o crescimento do declínio.

O índice mostra tendências “divergentes” por setor e país, sublinha a Markit, porque enquanto a produção industrial acelerou a sua atividade graças a novas encomendas, especialmente na Alemanha, os serviços contraíram-se em linha com o aumento do contágio.

A Alemanha liderou a recuperação em setembro graças à produção industrial, que cresceu ao ritmo mais rápido desde janeiro de 2018, enquanto a França registou uma deterioração da atividade devido ao fraco desempenho dos serviços.

Em setembro, a perda de empregos manteve-se pelo sétimo mês consecutivo, embora a um ritmo mais lento, graças à melhoria das expectativas da indústria.

As encomendas pendentes abrandaram, enquanto os preços cobrados caíram pelo sétimo mês consecutivo, apesar do aumento dos custos devido tanto à apreciação do euro como ao aumento do preço dos serviços.

Apesar desta situação, as expectativas comerciais para o próximo ano estão no ponto mais alto desde fevereiro, principalmente devido ao otimismo acerca do fim das “perturbações” geradas pela pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia europeia perde gás com aumento de casos de Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião