Direto Costa responde a Rio: vai prosseguir trajetória de aumento do salário mínimo

O primeiro-ministro explicou os planos do Governo para os próximos anos aos deputados. Em causa esteve a Visão Estratégica de Costa Silva e o Plano de Recuperação e Resiliência.

O Governo esteve na Assembleia da República esta quarta-feira para um debate temático sobre a Visão Estratégica elaborada por António Costa Silva. Este documento é a base de trabalho para o Plano de Recuperação e Resiliência que o Governo está a preparar para enviar à Comissão Europeia, sabendo-se já alguns pormenores. O Executivo discutiu esta tarde durante duas horas o futuro do país com os deputados.

De seguida, acontecerá um debate sobre o Conselho Europeu que estava agendado para esta semana, mas foi adiado para a próxima por causa da quarentena que o presidente da instituição, Charles Michel, terá de cumprir.

Um dos temas do debate, apesar de não constar do plano, passou pelo aumento do salário mínimo: de um lado, Rui Rio a criticar a opção do Governo; do outro lado, António Costa acusou Rio de querer baixos salários e de não ter ideias para o futuro do país.

Um tema comum a praticamente todos os partidos foi o da prevenção da corrupção e da fraude na gestão e implementação dos fundos europeus que chegarão nos próximos anos, cuja quantidade é bem superior à dos anos anteriores. O PSD pediu novas ideias para a prevenção e o Governo prometeu trabalhar nesse sentido, nomeadamente com legislação que está em debate na AR.

À direita criticou-se a falta de verbas para as empresas e o discurso ideológico sobre o papel do Estado enquanto à esquerda se defendeu o reforço da proteção social e do SNS. No final, o ministro do Planeamento, Nelson de Souza, considerou que é uma apreciação “muito limitada e redutora” que os partidos de direita digam que a maior parte dos fundos seja para a administração pública e não para as empresas.

Reveja aqui o debate:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa responde a Rio: vai prosseguir trajetória de aumento do salário mínimo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião