Novo Banco lidera queixas nas contas, CTT no crédito da casa. Estes são os bancos mais reclamados em Portugal

Novo Banco, Volkswagen Bank e Banco CTT foram aqueles que receberam o maior rácio de reclamações nas contas de depósitos, crédito ao consumo e crédito à habitação.

O número de reclamações feitas por clientes insatisfeitos com os serviços prestados pelos bancos aumentou no primeiro semestre do ano, e não foi só a pandemia a contribuir para esta tendência. O Novo Banco foi a instituição bancária que mais queixas originou no que diz respeito aos depósitos bancários. Mas o Banco CTT foi o que mais desagradou no que toca ao crédito à habitação.

De acordo com o Relatório de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal (BdP) publicado esta quinta-feira, nos primeiros seis meses do ano foram recebidas 10.184 reclamações, o equivalente a um aumento de 12,5% face à média mensal do ano passado. A pandemia de coronavírus claramente originou um aumento deste indicador, mas excluindo o Covid-19, a subida foi de 2,6%.

Tal como tem sido tendência nos demais anos, os depósitos bancários foram as principais razões para reclamar, concentrando 32% do total. Aqui, o Novo Banco foi a instituição que mais queixas originou junto do BdP, num total de 0,37 queixas por cada 1.000 contas bancárias. Este número é mais do dobro da média do sistema financeiro nacional: 0,18.

Instituições mais reclamadas nos depósitos bancários

Número de reclamações recebidas devido a contas à ordem no 1.º semestre de 2020 | Fonte: Banco de Portugal.

O Novo Banco ultrapassou, assim, o alemão Deutsche Bank que, no ano passado, foi o banco que mais reclamações recebeu. Atrás do Novo Banco aparece o espanhol Abanca com um rácio de 0,37 queixas por cada 1.000 contas, assim como o Banco Bilbao, enquanto o Banco CTT aparece como o quarto mais reclamado com um rácio de 0,35 contas.

No que diz respeito ao crédito aos consumidores, o destaque vai para o Volkswagen Bank, com 1,71 queixas por cada 1.000 contratos. O banco ocupava no ano passado o 5.º rácio mais elevado de queixas. A média do setor nos primeiros seis meses do ano foi de 0,21, o que coloca o banco alemão bastante acima da média nacional. Atrás aparece o Caixa Leasing com um rácio de 1,6 reclamações, à frente do BNI com 1,41 reclamações por cada 1.000 contratos.

Instituições mais reclamadas no crédito ao consumidor

Número de reclamações recebidas devido a crédito ao consumo no 1.º semestre de 2020 | Fonte: Banco de Portugal.

Por fim, no que toca ao crédito à habitação e hipotecário, que concentrou 12,2% de todas as queixas, o Banco CTT foi aquele que mais desagradou aos clientes, tal como aconteceu no primeiro semestre do ano passado. Esta instituição bancária registou um rácio de 2,53 queixas por cada 1.000 contratos nos primeiros seis meses do ano, refere o BdP. Apesar deste desempenho, estes números mostram uma melhoria face ao ano passado, período em que apresentou um rácio de 2,82 reclamações por cada 1.000 contratos de crédito à habitação.

Num período em que a média do sistema nacional é de 0,6 reclamações, destaque ainda para o BBVA que surge como o segundo mais reclamado (rácio de 0,99 reclamações), à frente do Caixa Económica Montepio Geral (rácio de 0,77).

Instituições mais reclamadas no crédito à habitação e hipotecário

Número de reclamações recebidas devido ao crédito à habitação e hipotecário no 1.º semestre de 2020 | Fonte: Banco de Portugal.

Importa referir que o BdP usa como critério o rácio de reclamações por cada 1.000 contas bancárias, o que acaba por prejudicar os bancos mais recentes e com carteiras de clientes mais pequenas para os diferentes produtos bancários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco lidera queixas nas contas, CTT no crédito da casa. Estes são os bancos mais reclamados em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião