Governo quer desempregados a estagiar na Administração Pública

Programa de estágios na Administração Pública arranca no próximo ano. Alvos são jovens desempregados ou à procura do primeiro emprego.

O Governo quer abrir em 2021 um programa de estágios para jovens desempregados ou à procura do primeiro emprego na Administração central e local, refere a versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano a que o ECO teve acesso.

De acordo com o documento, “os membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças, da Administração Pública e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social promovem a abertura de um programa de estágios”.

Os estágios serão lançados em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), terão uma duração de até nove meses e podem ser concluídos a tempo parcial, para permitir acumulação com formação, avança a proposta do Orçamento do Estado para 2021, entregue pelo Governo ao Parlamento na noite desta segunda-feira.

No mesmo documento, o Governo tem ainda planos para simplificar, modernizar, e tornar mais célere o recrutamento para a Administração Pública. Para isso deverá proceder-se à “desmaterialização do procedimento concursal de recrutamento”, através da atualização das funcionalidades da Bolsa de Emprego Público e pela criação de uma nova plataforma de gestão.

“A celeridade na contratação ou substituição e o reforço em áreas estratégicas são dois aspetos essenciais para preparar a Administração Pública para responder a novos desafios de forma eficiente, criar massa crítica capaz de gerar valor e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos“, lê-se no documento.

A notícia já tinha sido avançada no início de outubro, sendo agora confirmada. Esta medida surge na sequência em que os efeitos da pandemia na taxa de desemprego são esperados, apesar dos apoios à manutenção dos postos de trabalho criados pelo Governo.

Notícia atualizada com mais informação referente à duração dos estágios e ao processo de recrutamento, de acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2021, entregue esta segunda-feira à noite.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer desempregados a estagiar na Administração Pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião