“O Preço Certo” tenta escapar ao imposto de selo. Fisco não deixa

  • ECO
  • 13 Outubro 2020

A entidade que realiza o concurso enviou um pedido de esclarecimento sobre o pagamento do imposto de selo, afirmando não se tratar de um jogo de sorte ou azar, mas sim de conhecimento.

O Fisco recebeu um pedido de esclarecimento quanto ao pagamento do imposto de selo nos prémios d’ “O Preço Certo”. Isto porque, de acordo com o Correio da Manhã (acesso pago), a entidade responsável defende tratar-se de um “teste de conhecimento aos concorrentes” e não um jogo de “sorte ou azar”. Contudo, as Finanças não partilham da mesma opinião.

Numa exposição de três páginas, sem estar referido o autor do pedido, o Fisco justifica que os prémios do concurso apresentado por Fernando Mendes estão sujeitos ao imposto de selo (35% sobre o valor ilíquido), dado que “os rendimentos obtidos pelos participantes são resultado de contingências que nada têm a que ver com as suas características físicas e intelectuais, pelo que os prémios estão no âmbito da incidência do imposto do selo“.

E, para explicar que se trata realmente de um jogo de sorte ou azar, as Finanças lembram que existe uma roda que define quem vai à “montra final”, assim como um botão que indica a “margem de erro”, afirmando, assim, que a aposta em preços é um exercício de “adivinhação”. Contactadas pelo CM, tanto a RTP como a produtora Fremantle não comentaram este pedido de esclarecimento enviado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“O Preço Certo” tenta escapar ao imposto de selo. Fisco não deixa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião