Portugal “pode passar os 3.000 casos de Covid-19 por dia dentro de dias”, diz Marta Temido

Portugal está a "enfrentar uma situação crescente" de novos casos de infeção por Covid-19, com as estimativas a apontarem para um crescimento que pode ultrapassar os 3.000 casos "dentro de dias".

A ministra da Saúde admitiu esta quarta-feira que Portugal está a “enfrentar uma situação crescente” de novos casos de Covid-19 e que se “tenderá a agravar nos próximos dias”. Estimativas do instituto Ricardo Jorge apontam para um crescimento que pode ultrapassar os 3.000 casos “dentro de dias”.

Portugal está a “enfrentar uma situação crescente que se tenderá a agravar nos próximos dias”, disse Marta Temido, na conferência de imprensa desta quarta-feira, transmitidas pelas televisões. Os “modelos matemáticos” do instituto Professor Ricardo Jorge apontam “para um crescimento que pode ultrapassar os 3.000 casos dentro de alguns dias, se não tivermos a cautela necessária”, adiantou a ministra da Saúde.

Apesar de sublinhar que estes modelos matemáticos “não tem capacidade de prever alterações que decorrem de medidas que estamos a adotar”, Marta Temido apelou ao “cumprimento das medidas individuais”, nomeadamente as aprovadas esta quarta-feira em Conselho de Ministros.

Face ao aumento do número de casos, o Governo definiu oito “decisões fundamentais” com o objetivo de “reforçar o sentido coletivo de prevenir a expansão da pandemia”, entre as quais elevar o nível de alerta para o estado calamidade, a proibição de ajuntamentos de mais de cinco pessoas na via pública, espaços comerciais e restauração ou a limitação de eventos de natureza familiar, como casamentos ou batizados, a um máximo de 50 pessoas. Além disso, o Executivo ainda apresentar à Assembleia da República uma proposta de lei com caráter de urgência para que seja obrigatório o uso de máscara na via pública.

Esta quarta-feira, Portugal registou 2.072 novos casos de infeção por Covid-19, elevando para 91.193 o número de infetados desde o início da pandemia. Trata-se de o maior aumento diário de sempre, sendo este o sétimo dia consecutivo em que o país ultrapassa a fasquia dos mil novos casos. Desde que a pandemia chegou a Portugal, a 2 de março, já morreram 2.117 pessoas, das quais sete nas últimas 24 horas.

(Notícia atualizada às 16h34)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal “pode passar os 3.000 casos de Covid-19 por dia dentro de dias”, diz Marta Temido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião