Prejuízos da Galp atiram Lisboa para queda de 1%

A bolsa de Lisboa cai cerca de 1%, pressionada por uma queda expressiva das ações da Galp Energia. Petrolífera revelou ter tido prejuízos nos primeiros nove meses do ano.

A bolsa de Lisboa recua cerca de 1% esta segunda-feira, dia em que a Galp Energia revelou ter perdido 45 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. A petrolífera desvaloriza 2,55%, para 7,936 euros, contribuindo negativamente para o desempenho do índice nacional.

O recuo do PSI-20, para cerca de 4.100 pontos, acontece num dia de quedas expressivas na Europa. O Stoxx 600 recua 1,1%, enquanto o francês CAC-40 perde 1,3% e o espanhol IBEX cai 1,3%, depois de o governo espanhol ter decretado estado de emergência perante o agravar da pandemia. O alemão DAX desvaloriza 2,7%.

Na praça portuguesa, destaca-se o recuo das ações da Galp Energia perante o resultado negativo de 45 milhões de euros alcançado entre janeiro e setembro, que compara com os lucros de 403 milhões registados no mesmo período de 2019. Desde janeiro que a petrolífera nacional já perdeu 46,47% do seu valor.

Evolução das ações da Galp em Lisboa:

No entanto, o BCP também contribui para o recuo da bolsa de Lisboa com uma perda de 1,42%, para 7,63 cêntimos por ação. A EDP Renováveis desvaloriza 1,24%, para 15,96 euros, e a elétrica nacional EDP cede 0,27%, para 4,367 euros cada título.

Já as ações da Nos desvalorizam 1,72%, para 3,092 euros. Há quatro sessões que a operadora de telecomunicações vinha a ganhar valor em bolsa, mas os títulos estão a corrigir e cedem agora parte desses ganhos.

(Notícia atualizada pela última vez às 8h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prejuízos da Galp atiram Lisboa para queda de 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião