Portugal com recorde de 7.497 novos casos de Covid. Contabiliza 3.570 em atraso

Nas últimas 24 horas foram identificados 7.497 novos casos de coronavírus em Portugal, o número diário mais elevado desde o início da pandemia. A maioria dos novos infetados está no Norte.

São os números diários mais elevados desde que a pandemia chegou ao país. Nas últimas 24 horas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) identificou 7.497 novos casos de infeção por coronavírus, a grande maioria na região Norte do país. É agora de 156.940 o número total de infetados. Contam-se até ao momento 2.694 vítimas mortais, depois de terem sido registadas mais 59 mortes nas últimas 24 horas.

“Os dados apresentados no relatório de hoje incluem o somatório de 3.570 casos, decorrentes do atraso no reporte laboratorial, principalmente de um laboratório na região Norte, desde o dia 30/10/2020″, refere o relatório diário da DGS.

Do número total de infetados, a esmagadora maioria está a fazer o tratamento em casa, sendo que apenas 2.337 (-12) estão internados em unidades hospitalares, dos quais 325 (+5) nos cuidados intensivos. Há mais de 65 mil pessoas sob vigilância das autoridades de saúde.

Desde que foi detetado em Portugal, no início de março, já se contam 88.946 pessoas recuperadas, 2.357 das quais nas últimas 24 horas.

O Norte é a região com mais casos registados até ao momento — 72.875 casos de infeção e 1.206 mortes –, sendo esta a região responsável por mais de 5.000 novos casos que foram registados nas últimas 24 horas, devido ao atraso no reporte laboratorial, como refere a DGS.

Atrás aparece Lisboa e Vale do Tejo (63.250 casos e 1.057 mortes), o Centro (13.860 casos e 333 mortes), o Algarve (3.032 casos e 29 mortes) e o Alentejo (3.031 casos e 53 mortes). Nas ilhas, os Açores registam 388 casos e 15 mortos, enquanto a Madeira tem 504 pessoas infetadas e uma morte registada.

“Retrato de hoje não espelha a realidade das últimas 24h”, diz Lacerda Sales

Na sequência do atraso do reporte laboratorial, o Secretário de Estado da Ajunto e da Saúde disse que o “retrato de hoje não espelha a realidade das últimas 24h”, mas assegura que todos estes casos foram “seguidos quer ao nível clínico, quer pelas equipas de saúde publica”.

“Dependemos da notificação, quer dos laboratórios quer dos médicos, para que a fotografia diária seja a mais aproximada da realidade. Hoje esse retrato não espelha a realidade só das últimas 24 horas, um vez que um laboratório do norte do país não conseguiu fazer a notificação desde o dia 30, tendo feiro à acumulação das notificações ontem num somatório de mais de 3.500 casos”, afirma António Lacerda Sales na conferência de imprensa desta quarta-feira, transmitida pelas televisões.

Ainda assim, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde garante que todos “estes casos foram maturamente seguidos quer ao nível clínico, quer pelas equipas de saúde pública”, acrescentando ainda que o “Ministério da Saúde está a tomar medidas para que estas situações não aconteçam”. “No entanto é da nossa responsabilidade assumir os números com a verdade a transparência de sempre”, admite.

Além disso, Lacerda Sales sinalizou ainda que o Ministério da Saúde emitiu esta quarta-feira um despacho para garantir a melhor coordenação de resposta às necessidades, isto significa que “os hospitais menos pressionados podem ter de dar resposta a pacientes de hospitais mais pressionados”, o que carece de resposta inter-regional.

(Notícia atualizada às 15h06)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal com recorde de 7.497 novos casos de Covid. Contabiliza 3.570 em atraso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião