Senado volta a negociar estímulos e anima Wall Street

As bolsas norte-americanas inverteram a tendência de queda e fecharam com ganhos, face à notícia de que Democratas e Republicanos aceitaram voltar a negociar estímulos económicos no Senado.

As bolsas norte-americanas fecharam em alta, reagindo positivamente à notícia de que Democratas e Republicanos terão reatado as negociações no Senado para um novo pacote de estímulos económicos amplamente aguardado por cidadãos, empresas e investidores em geral. Wall Street tinha arrancado o dia de negociações a perder valor com as perspetivas de novos confinamentos e dados negativos do mercado laboral.

Neste contexto, o S&P 500 avançou 0,39%, para 3.581,85 pontos, enquanto o industrial Dow Jones somou 0,16%, para 29.486,2 pontos. Estes dois índices voltam, assim, a aproximar-se dos recordes alcançados no início da semana. Já o tecnológico Nasdaq ganhou 0,86%, para 11.902,91 dólares.

Segundo a Reuters, o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, afirmou que o líder da maioria republicana, Mitch McConnell, aceitou reatar as negociações para desenhar um pacote de ajuda orçamental à economia. A informação levou as bolsas a subirem para terreno positivo.

Antes da abertura, o Departamento do Comércio norte-americano tinha revelado que o número de pedidos de subsídio de desemprego nos EUA, ajustado ao efeito da sazonalidade, atingiu os 742 mil na semana passada, uma subida face aos 711 mil registados na semana anterior. Este indicador continua significativamente acima da média do período pré-pandemia e há várias semanas que o número vinha a cair lentamente, pelo que a subida está a causar nervosismo nos mercados de capitais.

Já vimos isto acontecer, em que os investidores refugiam-se na segurança da tecnologia e do crescimento enquanto a economia mostra sinais de abrandamento”, disse à Reuters o estratega sénior de mercado da LPL Financial em Charlotte, Ryan Detrick. “Claramente os mercados estão a reagir a esse otimismo”, acrescentou.

Concretamente no setor da tecnologia, as ações da Amazon avançaram 0,45%, para 3.119,42 dólares, enquanto os títulos da Apple somaram 0,52%, para 118,64 dólares. A Microsoft avançou 0,60%, para 212,35 dólares cada título.

Na semana em que se sabe que a Tesla será adicionada ao S&P 500 a 21 de dezembro, a fabricante de automóveis elétricos continua a beneficiar da decisão. Os títulos ganharam 2,54%, para 499 dólares, apostando na subida das ações quando os fundos de investimento passivos que seguem o índice de referência forem forçados a adquirir ações da empresa para a incluírem nos seus portefólios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Senado volta a negociar estímulos e anima Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião