Professores marcam greve nacional para 11 de dezembro

Os professores entregaram um pré-aviso de greve relativo ao dia 11 de dezembro. A paralisação é convocada pela Fenprof, que diz que não haverá fixação de serviços mínimos.

Os professores vão fazer greve nacional a 11 de dezembro. A Fenprof entregou, esta sexta-feira, um pré-aviso nesse sentido, justificando a decisão com a “gravidade dos problemas que continuam a aumentar” e com o “bloqueio, por parte dos governantes, de de todas as vias de diálogo e de negociação orientadas para a resolução desses problemas”. “Os professores partem, assim, para a greve no próximo dia 11 de dezembro”, anunciou a estrutura liderada por Mário Nogueira.

No pré-aviso, detalha-se que a greve acontecerá entre as zero horas e as 24h00 de dia 11 de dezembro e sublinha-se que a classe docente “continua a ser vítima de enormes injustiças”, nomeadamente a não contagem integral de todo o tempo de serviço congelado, os travões às progressões no quinto e sétimo escalão, a falta de um regime de aposentação específico que “responda simultaneamente ao acentuado desgaste sentido pelos docentes e permita o cada vez mais urgente e rejuvenescimento da profissão” e a deterioração das condições de trabalho, “em que tem papel determinante a crescente desregulação dos horários de trabalho”.

Por outro lado, a Fenprof lembra que, nesta legislatura, apenas foi realizada uma reunião com a presença do ministro da Educação. “A Fenprof insistiu na necessidade de serem encontradas soluções, apresentou propostas e pediu reuniões, mas os responsáveis do ME não se revelaram disponíveis, mesmo perante matérias que são de negociação obrigatória”, é salientado no pré-aviso de greve.

A estrutura sindical liderada por Mário Nogueira defende ainda que é preciso reforçar a prevenção dos contágios da infeção Covid-19 nas escolas, “respeitando normas de segurança sanitária, que, na maioria das escolas, não são observadas“, mas também fazendo rastreios e protegendo “devidamente todos os docentes de grupos de risco”.

Tudo somado, a Fenprof considera que “não resta alternativa que não seja o recurso à greve, como forma de protesto, mas, também, de exigência de diálogo, negociação e soluções para os problemas concretos”. E acrescenta: Com esse objetivo se apresenta este pré-aviso de greve para o dia 11 de dezembro de 2020 que cobre todo o território nacional”.

Segundo o pré-aviso, esta paralisação abrange todos os docentes, quer estejam em serviço letivo ou não letivo, em regime presencial ou à distância. “Os docentes que decidam aderir à greve não terão de comunicar previamente a nenhuma entidade a sua decisão“, acrescenta a Fenprof, salientando que não há necessidade nem lugar à fixação de serviços mínimos.

(Notícia atualizada às 16h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Professores marcam greve nacional para 11 de dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião