Lisboa ignora ganhos na Europa. Família EDP pressiona

A bolsa de Lisboa desvalorizou num dia de ganhos na generalidade das praças europeias. As ações da EDP e da EDP Renováveis desvalorizaram e pressionaram o PSI-20.

As bolsas europeias fecharam em alta esta terça-feira, mas o índice português não resistiu às quedas da família EDP e também da Mota-Engil.

Os principais índices do Velho Continente valorizaram, num dia de maior otimismo nos mercados perante os pedidos de aprovação de duas vacinas contra a Covid-19 submetidos pela Pfizer e pela Moderna junto da Agência Europeia do Medicamento.

O Stoxx 600 subiu 0,82%, enquanto o espanhol IBEX-35 somou 0,44%, o francês CAC-40 avançou 0,10%, o britânico valorizou 0,38% e o alemão DAX ganhou 0,60%. Em contrapartida, o português PSI-20 caiu 0,37%, para 4.587,61 pontos.

A bolsa de Lisboa foi pressionada pelas quedas da EDP e EDP Renováveis, perante a saída antecipada de António Mexia e João Manso Neto, depois da suspensão do Ministério Público aos dois gestores. A EDP perdeu 1,25%, para 4,412 euros, enquanto a EDP Renováveis caiu 2,14%, para 17,38 euros.

A Mota-Engil também continuou em queda na bolsa. Depois do recuo de dois dígitos da sessão anterior, a construtora continua a corrigir dos ganhos verificados na semana passada após o anúncio da conclusão da entrada da CCCC no seu capital. Os títulos perderam esta terça-feira mais 4,98% e estão a cotar em 1,398 euros.

A impedir uma desvalorização maior da praça nacional estiveram os títulos do BCP e da Galp, que valorizaram, respetivamente, 0,42% e 0,22%. Os CTT brilharam com uma subida de 3,28%, para 2,52 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa ignora ganhos na Europa. Família EDP pressiona

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião