BPI destrona Santander como banco português do ano para a revista The Banker
Foi a primeira vez que o BPI, detido pelos catalães do CaixaBank, conquistou o prémio de "Banco do Ano". Resposta à pandemia pesou na decisão da revista The Banker, do grupo Financial Times.
O BPI foi eleito “Banco do Ano 2020” em Portugal, uma distinção feita pela revista The Banker, do grupo Financial Times, e que tinha sido atribuída nos últimos anos ao Santander Totta.
Foi a primeira vez que o banco detido pelo grupo catalão CaixaBank recebe este prémio que é concedido anualmente em Londres e que distingue os melhores bancos de 150 países. Nos últimos quatro anos, a distinção de “Banco do Ano” foi atribuída ao Santander Totta.
Para esta decisão, a The Banker teve em conta vários fatores, desde a qualidade dos resultados financeiros do BPI, o crescimento das quotas de mercado na generalidade dos segmentos e a expansão da base de clientes até à introdução de critérios ESG (Environmental, social and governance) na análise de risco e de investimentos do BPI.
Num ano marcado pela pandemia, a capacidade de resposta a este flagelo económico e social resultante da crise sanitária, incluindo do ponto de vista tecnológico e de inovação, também foi uma métrica analisada.
Para o CEO do banco, “esta distinção reconhece o sucesso da estratégia do BPI assente na qualidade do serviço, digitalização e compromisso social”. “O BPI tem uma situação de capital, liquidez, qualidade dos ativos e reputação que o distingue no mercado português, e que tem sido reconhecida por prestigiadas entidades internacionais independentes”, frisou João Pedro Oliveira e Costa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BPI destrona Santander como banco português do ano para a revista The Banker
{{ noCommentsLabel }}