O futuro será híbrido, defende Eric Yuan, CEO do Zoom
O fundador do Zoom, a ferramenta de videoconferências que se tornou famosa este ano, acredita que o futuro será híbrido, mas o vídeo pode revolucionar a forma como vivemos e trabalhamos.
A pandemia obrigou ao confinamento e permitiu o crescimento exponencial do Zoom, a ferramenta de videochamadas que se tornou famosa na nova realidade à distância. Entre dezembro de 2019 e abril deste ano, o Zoom passou de 100 milhões de utilizadores para cerca de 300 milhões. Eric Zuyan, CEO e fundador do Zoom e orador no segundo dia da Web Summit, confessou que o sucesso é resultado de muitos anos de trabalho e não estava à espera deste crescimento. Apesar da forte adesão ao Zoom pelas empresas, o fundador acredita que o futuro do trabalho será híbrido, e combinará o presencial e o remoto.
Em conversa com a diretora executiva do Business Insider, Alyson Shontell, Eric Zuyan partilhou a receita para o sucesso, os hábitos do dia-a-dia, como gere a sua equipa e quais são as previsões para o futuro.
“Olhando para mim e para a minha família, olhando para a forma como trabalho, nada mudou. Eu continuo o mesmo. O certo é que aproveito mais, trabalho mais horas, tenho mais responsabilidades”, detalhou Eric Zuyan. Todos os dias, o executivo medita durante 50 minutos e pensa no que “pode fazer melhor”.
Com uma equipa que cresceu em mais mil pessoas desde o início do ano, Eric Zuyan destacou que o mais importante é garantir o envolvimento dos colaboradores e escalar a cultura da empresa ao mesmo tempo que se escala o negócio. “Se quer escalar uma empresa sem escalar a cultura, vai enfrentar todo o tipo de desafios”, alertou.
“O processo de onboarding dos trabalhadores é diferente. Diariamente, tentamos garantir que os colaboradores estão totalmente envolvidos. Falamos sobre a empresa cultura e os valores. Enquanto CEO do Zoom, a minha prioridade é que todos os trabalhadores se sintam felizes”, ressalvou.
Para melhorar o produto, o CEO do Zoom acredita que o segredo é “olhar para a perspetiva do consumidor”.
“O mundo vai tornar-se híbrido”
Eric Zuyan sublinhou também que uma ferramenta como o Zoom poderá reduzir a pegada ecológica, aumentar a produtividade e transformar o futuro do trabalho. Para o fundador da empresa, é muito provável que o futuro do trabalho será híbrido, ou seja, os trabalhadores terão a oportunidade de se deslocar apenas alguns dias ao escritório.
“[Através do vídeo] Pode encontrar-se com mais parceiros, mais clientes, mais colaboradores. Acredito que as viagens de trabalho serão cada vez menos”, acrescentou. O responsável referiu ainda que ferramentas como o Zoom podem alterar a forma como aprendemos e como vivemos, de forma geral.
Olhando para o futuro, Eric Zuyan acredita que, nos próximos 50 anos, a inteligência artificial vai alterar profundamente a realidade do vídeo como o conhecemos hoje. “No futuro, sentirá a minha energia e poderá sentir o cheiro do café, à distância. É um mundo que imaginamos”, detalhou.
Para terminar, deixou um conselho aos empreendedores: “Sejam pacientes. Continuem o que estão a fazer e aquilo em que são bons. A sustentabilidade do negócio é uma viagem, há altos e baixos. Aproveita os altos e baixos”, concluiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O futuro será híbrido, defende Eric Yuan, CEO do Zoom
{{ noCommentsLabel }}