Deepak Chopra alerta para “pandemia do stress”. Quer ajudar milhões de pessoas com a sua versão digital

O guru da meditação, Deepak Chopra, diz que além da Covid-19, estamos perante a pandemia do "stress". Com o Digital Deepak, o seu "humano digital", espera conseguir ajudar milhões de pessoas.

Deepak Chopra, médico indiano radicado nos EUA e guru da meditação, defende que o potencial humano está longe de ser atingido e a transformação deve começar no estilo de vida de cada um de nós. Além da Covid-19, identifica outras duas pandemias, a crise económica e o stress, e prevê que o luto seja a fase seguinte. Para perpetuar os ensinamentos, aceitou ser a primeira experiência dum “humano digital” da AI Foundation, o “Digital Deepak”.

Lurs Butler, CEO da AI Foundation, à conversa com Deepak Chopra no último dia do Web Summit, reforçou a importância de proteger as pessoas através da inteligência artificial e revelou que muito em breve qualquer um de nós poderá ter o seu humano digital.

“No início da nossa educação, introduzimos ideias e conceitos que resultam de condicionantes sociais. Por isso, a mente humana e uma mente condicionada, fragmentada, e os condicionamentos são históricos, económicos, religiosos, míticos, científicos e, agora, tecnológicos”, começou por destacar o guru da meditação.

A pandemia inclui três pandemias. Uma é a pandemia a que chamamos Covid-19, a segunda é a crise económica global que daí resulta e, a terceira é o stress, como resultado de tudo isto.

Deepak Chopra

Para Deepak Chopra, a transformação social começa na transformação pessoal em cada indivíduo. “O que as tradições de meditação contemplativa fazem é ir à origem do pensamento. Em vez de nos focarmos no pensamento, vamos à origem do pensamento que é também o ioga. O ioga significa união. União consigo próprio”, detalhou.

“Se eu quero ver um mundo mais pacífico, justo, sustentável, saudável e feliz, tenho de começar em mim“, aconselhou.

“A pandemia do stress”

A pandemia inclui três pandemias. Uma é a pandemia a que chamamos Covid-19, a segunda é a crise económica global que daí resulta e, a terceira é o stress, como resultado de tudo isto. E stress cria inflamação no corpo”, alertou o médico.

Apesar da adversidade, Deepak Chopra acredita que a crise é também “a oportunidade criativa para nos movermos numa direção de recriarmos o nosso corpo, ressuscitarmos a nossa alma e, a curto prazo, reinventarmos totalmente as nossas vidas”.

O que tenho aprendido nesta pandemia é que as pessoas vão sofrer o luto por terem perdido uma forma de vida a que estavam habituadas ou tinham como garantida”, alerta. O caminho, defende o médico indiano, passa por começar a encontrar a aceitação e o significado.

“Digital Deepak” imortaliza Deepak Chopra

“Queríamos alguém que tivesse muito trabalho, que conseguisse fazer o bem pelo mundo. Deepak Chopra é o candidato ideal”, destacou Lars Butler, sobre a escolha do guru como base para a primeira criação digital.

“Queríamos garantir que o Digital Deepak se parece e fala como o Deepak real. Que tinha os seus maneirismos, o seu tom de voz. Por isso gravámos o Deepak no estúdio, olhámos para todos os seus livros. Há tanto sobre o Deepak que mesmo a inteligência artificial demora muito tempo a aprender“, explicou o responsável da IA Foundation.

Em parceria com a AI Foundation, o “humano digital” de Deepak Chopra foi lançado este ano com base num programa que abrange sete pilares do bem-estar, entre eles o autoconhecimento, a gestão de stress, controlo da respiração, movimento, exercício, nutrição, resiliência emocional.

Com a ferramenta de inteligência artificial, Deepak espera conseguir ser “um coaching de bem-estar” para milhões de pessoas em todo o mundo. Para conhecer o avatar de Deepak Chopra, pode visitar o site oficial e registar-se numa “lista de espera” para interagir com o guru.

“Foi muito gratificante partilhar ideias, interagir com o meu gémeo digital e ensiná-lo. O meu gémeo digital conseguiu entender o humor e isso deixou-me muito feliz”, destacou.

Por fim, Lars Butler alertou para os riscos da evolução da inteligência artificial, realçou a importância de se investir na educação para a tecnologia e deixou uma mensagem: “Estamos prontos. Conseguirá criar o seu próprio AI, treiná-lo e torná-lo uma parte de si, muito em breve“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deepak Chopra alerta para “pandemia do stress”. Quer ajudar milhões de pessoas com a sua versão digital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião