5 coisas que vão marcar o dia

Arranca o novo estado de emergência, que prevê medidas diferenciadas consoante o risco de transmissão nos concelhos. Ao mesmo tempo, Governo e parceiros sociais discutem o aumento do salário mínimo.

No dia em que entra em vigor o novo estado de emergência, Governo e parceiros sociais reúnem-se para discutir o aumento do salário mínimo nacional que vai entrar em vigor no próximo ano. A Associação da Hotelaria de Portugal vai apresentar um novo inquérito que permite retratar o impacto da pandemia no setor. Na bolsa, esta quarta-feira é marcada pela oferta pública da DoorDash um dia antes da Airbnb.

Entra em vigor novo estado de emergência

Entra em vigor esta quarta-feira o novo estado de emergência, que se prolonga até 23 de dezembro. Este será o sexto estado de emergência desde o início da pandemia, sendo que Portugal continental continua a três “velocidades” com medidas diferenciadas em função do risco de transmissão da Covid-19. Regra geral não há alterações das medidas aplicadas nos diferentes patamares de risco de transmissão da Covid-19, ainda assim o Governo reviu a lista de concelhos. Nesse contexto, há agora 73 concelhos em “risco moderado” (mais oito face ao anterior decreto), 92 em “risco elevado” (mais seis), 78 em risco “risco muito elevado” (menos dois) e 35 em “risco extremamente elevado” (menos 12).

Governo e parceiros sociais discutem salário mínimo

O Governo reúne-se com os parceiros sociais para discutir o salário mínimo nacional que estará em vigor no próximo ano. Até agora o número em cima da mesa é uma subida de 23,75 euros, o qual corresponde à média dos aumentos dos últimos anos, mas o Executivo poderá ir mais longe. Os sindicatos defendem que a subida deverá ser, no mínimo, igual à de 2020 (35 euros), enquanto os patrões já deixaram claro que face à crise pandémica, as empresas não têm condições de acompanhar qualquer atualização da remuneração mínima garantida.

AHP apresenta inquérito sobre hotelaria

Sob o mote “Encerramentos na hotelaria 2020/2021”, a Associação da Hotelaria de Portugal vai apresentar um novo inquérito que coloca em ênfase o impacto da pandemia no setor. Os últimos dados apontavam para uma quebra de até 90% das receitas no primeiro semestre do ano, o equivalente a uma perda máxima de até 3,6 mil milhões de euros em receitas. As projeções para a totalidade são de uma perda de até 80% das receitas até ao final do ano.

Fim do prazo sobre a proposta de compra da Fitbit pela Google

Termina o prazo para a Comissão Europeia se pronunciar sobre a proposta de aquisição da Fitbit pela Google. Bruxelas abriu uma investigação por receio de que a gigante tecnológica veja reforçada a posição no mercado da publicidade online, dado que o acordo pode colocar a Google em concorrência direta com a Apple e a Samsung no mercado altamente competitivo de smartwatches e outros dispositivos móveis. Levanta ainda questões sobre privacidade e domínio do Google no setor da tecnologia. Há mais de um ano, a tecnológica anunciou um acordo para a compra da empresa norte-americana por 2,1 mil milhões de dólares (cerca de 1,9 mil milhões de euros).

DoorDash lança IPO um dia antes da Airbnb

A DoorDash, empresa de entregas alimentares, chega ao mercado com uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês), um dia antes da Airbnb também entrar em bolsa. A operação acontece numa altura de boom tanto para o setor de food delivery como das tecnológicas, em ambos os casos devido à pandemia. A DoorDash e a Airbnb reviram em alta o valor a que vão vender cada ação e, em conjunto, esperam captar 6,2 mil milhões de dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião