BCP e Galp animam Lisboa, bolsas europeias avançam à espera de um acordo pós-Brexit

A bolsa de Lisboa regista ganhos suportados na subida das ações do BCP e da Galp. As bolsas europeias também ganham, de olhos postos num eventual acordo pós-Brexit.

As bolsas europeias negoceiam em alta e a praça portuguesa acompanha a tendência. Os investidores continuam à espera de mais informação que sustente o otimismo quanto a uma recuperação da economia, numa altura em que o Reino Unido já está a vacinar os cidadãos contra a Covid-19, mas reagem positivamente ao aparente progresso nas negociações com a União Europeia sobre a relação pós-Brexit.

Os índices arrancaram com ganhos ligeiros, mas as bolsas aceleraram entretanto. O europeu Stoxx 600 sobe 0,47%, enquanto o alemão DAX soma 0,94%, o francês CAC-40 avança 0,27%, o espanhol IBEX-35 valoriza 0,24% e o britânico FTSE 100 ganha 0,50%. O português PSI-20 valoriza 0,72%, para 4.793,54 pontos.

É o BCP que se destaca. O banco liderado por Miguel Maya ganha 2,69%, para 12,99 cêntimos, protagonizando um dos melhores desempenho entre as cotadas do principal índice da bolsa de Lisboa. A Galp Energia recupera 1,15%, para 9,322 euros, contribuindo para a subida do principal índice bolsista nacional.

Em sentido inverso, a família EDP pressiona o índice. A EDP cede 0,45%, para 4,542 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis recua 0,32%, para 18,62 euros por ação.

Os investidores estão atentos à reunião desta quarta-feira entre o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em torno das condições para a relação pós-Brexit. Nesta altura, deverão subsistir divergências sobre os direitos das pescas, a concorrência e a forma de resolução de conflitos futuros.

A somar às expectativas estão ainda os estímulos económicos nos EUA, numa altura em que se acredita que um acordo bipartidário pode estar iminente. Um dos últimos desenvolvimentos foi o pacote de 916 mil milhões de dólares que foi proposto na terça-feira pela Casa Branca.

(Notícia atualizada às 10h16 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP e Galp animam Lisboa, bolsas europeias avançam à espera de um acordo pós-Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião