Morreu Raul Caldeira, fundador e primeiro presidente da APG

  • Trabalho
  • 9 Dezembro 2020

Raul Caldeira, fundador e primeiro presidente da APG - Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, morreu no passado sábado, 7 de dezembro, no Hospital da CUF, em Lisboa. Tinha 93 anos.

Raul Caldeira, fundador da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas , morreu este sábado, 7 de dezembro, no Hospital da CUF, em Lisboa. Foi o primeiro presidente da APG, entre 1964 e 1968. Tinha 93 anos. A notícia foi avançada esta segunda-feira pela APG.

Foi o sócio n.º 1 da associação, em outubro de 1964, e um dos 19 fundadores da Associação Portuguesa dos Directores e Chefes de Pessoal (APDCP), a antecessora da atual APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas.

Raul Caldeira foi o responsável, em julho de 1965, pela adesão da APDCP à European Association for Personnel Management (EAPM), uma federação de associações de recursos humanos europeias criada um ano antes e da qual a APG também é membro. Foi também o grande impulsionador do 1.º Encontro Nacional realizado em 1967 no Hotel Praia Mar, em Carcavelos, sob o lema “As Perspetivas da Direção de Pessoal”.

Em 1994, Raul Caldeira foi distinguido com o prémio “George Petitpas”, atribuído de dois em dois anos pela Federação Mundial das Associações de Recursos Humanos (WFPMA) e, em 2006, recebeu Prémio APG Recursos Humanos, na categoria “Mérito”.

Licenciado em ciências económicas pelo então Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (atualmente ISEG), foi durante a sua carreira profissional diretor de recursos humanos de várias empresas nacionais como a CUF, Lisnave ou o Grupo José Mello. Foi ainda consultor, formador e docente universitário na Universidade Católica Portuguesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Raul Caldeira, fundador e primeiro presidente da APG

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião