Português João Fonseca eleito para board da UEFA Academy

Na FIFA desde 2018, João Fonseca foi um dos sete escolhidos para integrar board da UEFA Academy, o braço de formação de executivos da organização europeia de futebol.

João Fonseca trabalha na FIFA desde 2018.D.R.

O português João Fonseca foi eleito membro do board da UEFA Academy, a estrutura responsável pela condução dos programas de formação de executivos dentro da organização europeia de futebol. Analista de negócio da FIFA desde 2018, com particular foco nos direitos televisivos, o português integrou o Gabinete Executivo da FPF entre 2015 e 2018, trabalhando em projetos diversos nas áreas de business intelligence, competitive balance nas competições nacionais ou da Portugal Football School.

A recém-criada UEFA Academy é uma estrutura, dentro da União das Federações Europeias de Futebol, que coordena e centraliza as iniciativas relacionadas com a formação de executivos, área de atuação que a UEFA iniciou há cerca de uma década. A ideia de criação de um board tem como objetivo assegurar a ligação entre a UEFA e os executivos formados e em formação, que incluem executivos da indústria do futebol, antigos jogadores e gestores.

João Fonseca foi um dos sete escolhidos entre cerca de 20 candidatos ao board da UEFA Academy, que já contabiliza mais de 2.000 graduados de mais de 120 nacionalidades. O mandato tem a duração de dois anos. “É um acumular de responsabilidades e, agora, numa outra organização. Mas, mais do que isso, enquadra-se perfeitamente na minha maneira de pensar o futuro da indústria, que deve ser baseada tanto quanto possível na qualificação dos seus agentes”, assinala, em conversa com a Pessoas/ECO.

Anualmente, a UEFA Academy leva a cabo mais de 56 cursos e formações, espalhados por 157 dias do ano. Estes programas já decorreram em 48 países do mundo. A primeira reunião do board recém-eleito está marcada para janeiro de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Português João Fonseca eleito para board da UEFA Academy

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião