Ferro Rodrigues dá posse à CPI do Novo Banco: “Expectativas são altas”

Presidente da Assembleia da República diz ter expectativas elevadas em relação às conclusões da comissão de inquérito ao Novo Banco após derrocada do BES cujos efeitos ainda hoje se sentem.

O presidente da Assembleia da República já deu posse à comissão de inquérito ao Novo Banco. Na cerimónia que teve lugar esta terça-feira, Ferro Rodrigues disse que as “expectativas são altas” em relação aos trabalhos e conclusões dos deputados, tendo em conta as consequências devastadoras que ainda hoje se sentem após “a derrocada do BES e a grave crise do sistema bancário daí resultante”.

“É um trabalho tão exigente quanto sensível”, disse ainda o presidente da Assembleia. “Aguardamos com grande expectativa as suas atividades e respetivas conclusões, com a convicção de que serão um importante contributo para apuramento dos factos em consideração”, acrescentou ainda.

Ferro Rodrigues informou ainda os deputados de que comunicou à Procuradora-Geral da República “o teor da resolução que determinou a realização do presente inquérito“.

Liderada pelo deputado social-democrata Fernando Negrão, a comissão de inquérito quer apurar as perdas registadas pelo Novo Banco e que foram imputadas ao Fundo de Resolução. Desde a venda ao Lone Star, em outubro de 2017, o fundo gerido por Máximo dos Santos já injetou três mil milhões de euros para compensar o banco por prejuízos com um conjunto de ativos tóxicos.

Os trabalhos da comissão de inquérito irão prolongar-se pelos próximos 120 dias (quatro meses), antes de o Fundo de Resolução efetuar nova transferência para o Novo Banco.

A comissão de inquérito é composta por 16 membros efetivos: sete do PS (João Paulo Correia
Ana Paula Vitorino, Fernando Anastácio, Jamila Madeira, Miguel Costa Matos, Hugo Carvalho
e Joana Sá Pereira), quatro do PSD (Duarte Pacheco, Fernando Negrão, Hugo Carneiro e
Mónica Quintela), dois do BE (Mariana Mortágua e Jorge Costa), um do PCP (Duarte Alves), um do CDS (Cecília Meireles, um do PAN (André Silva) e um da Iniciativa Liberal (João Cotrim de Figueiredo).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ferro Rodrigues dá posse à CPI do Novo Banco: “Expectativas são altas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião