Governo quer reconversão de trabalhadores das centrais de carvão para a transição energética

Na abertura do Green Economy Forum 2020, do ECO/Capital Verde, Galamba revelou que o Governo quer apostar na formação de profissionais para o setor energético do futuro, com salários mais elevados.

O Governo vai lançar um programa de formação profissional específico para a transição energética, tendo em conta os mega investimentos a realizar no setor energético do futuro que em vez do petróleo e gás importado será baseado em recursos renováveis endógenos e nas suas respetivas necessidades de formação, revelou João Galamba, secretário de Estado Adjunto e da Energia na abertura do Green Economy Forum 2020, organizado pelo ECO/Capital Verde.

Veja aqui a sessão de abertura do Green Economy Forum 2020

“Estamos [o Ministério do Ambiente e da Ação Climática] já a trabalhar com o Ministério do Trabalho. Se as coisas forem bem feitas, pode haver boas notícias para os trabalhadores. Não estamos só a falar de volume de emprego, mas de potencial qualitativo e até de aumento de salários”, disse Galamba.

“O setor energético, todo ele, no passado, era dependente de importações, com margens de lucro menores em Portugal porque parte da rentabilidade da cadeia de valor ficava nos países produtores de petróleo e gás. Agora, com a substituição por um recurso endógeno renovável o valor acrescentado bruto pode aumentar significativamente e isso é uma boa notícia para todos. Significa que é melhor a distribuição entre lucros e salários. Os cenários para os trabalhadores são melhores do que no passado”, explicou o secretário de Estado, garantindo que “a questão da reconversão dos trabalhadores das centrais a carvão que vão fechar em 2021 é prioritária”.

Galamba falou ainda do tema do momento — o hidrogénio verde –, da importância e das vantagens de Portugal estar na linha da frente na Europa, com vários projetos portugueses de hidrogénio já na corrida aos milhões de financiamento de Bruxelas.

Primeiro momento de debate anual ECO/Capital Verde

A poucas semanas de completar um ano de vida, e tendo-se já afirmado ao longo dos últimos meses como uma plataforma de referência nas áreas da Economia Verde e das Finanças Sustentáveis, o ECO/Capital Verde realiza o Green Economy Forum 2020.

Em cima da mesa nesta conferência estarão três grandes temas: Finanças Sustentáveis, Transição Energética e Recuperação Verde da Economia pós-pandemia. Vamos olhar já para 2021 tendo em mente o objetivo de alcançar uma economia verde e sustentável, dando voz e amplificando a mensagem dos principais players: Governo, bancos e empresas.

O Green Economy Forum 2020 conta com o apoio de CTT, EDP, EY, Millennium bcp, REN, Santander, SuperBock Group e Volkswagen, e poderá ser acompanhado online nos sites do ECO e Capital Verde.

Veja aqui o programa do Green Economy Forum 2020

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer reconversão de trabalhadores das centrais de carvão para a transição energética

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião