Ganhos do BCP e Ramada sustentam o PSI-20

As bolsas europeias arrancam a sessão em alta ligeira, animadas pela possibilidade de haver um acordo do Brexit. Na praça nacional, os ganhos do BCP, e da Ramada sustentam o PSI-20.

As bolsa de Lisboa arranca a última sessão da semana em alta ligeira, em linha com a generalidade das praças europeias. Apesar de ainda não existir “fumo branco” sobre o Brexit, os investidores estão confinantes de que Reino Unido e União Europeia poderão chegar a um acordo nas próximas horas. Na praça nacional, o BCP, a subir mais de 1%, e a Ramada a disparar mais de 4%, sustentam o PSI-20.

Na Europa, o Stoxx 600 avança 0,17%, enquanto o francês CAC-40 ganha 0,27%, o espanhol Ibex-35 valoriza 0,22% e o britânico FTSE 100 soma 0,14%. Os investidores estão confiantes relativamente a uma recuperação económica, numa altura em que há a expectativa de a UE alcançar um acordo com o Reino Unido e do arranque da vacinação contra a Covid-19 está prestes a arrancar no bloco comunitário.

Numa sessão mais curta do que o habitual, Lisboa acompanha o sentimento positivo vivido na Europa, negociando acima da linha de água. O PSI-20 avança 0,03% para os 4.826,760 pontos. A puxar pelo índice de referência nacional estão o BCP e a Ramada, mais expostas ao contexto internacional. Assim, o banco liderado por Miguel Maya avança 1,64% para os 12,41 cêntimos por ação, ao passo que a Ramada soma 4,58% para os 5,02 euros.

Entre os “pesos-pesados”, a petrolífera portuguesa soma 0,72% para os 8,7160 euros, beneficiando da subida das cotações de petróleo nos mercados internacionais. O O Brent, de referência europeia, avança 0,59% para os 51,50 dólares, ao passo que o WTI está a ganhar 0,46% para os 48,34 dólares em Nova Iorque.

Ainda no setor energético, nota positiva para os títulos da EDP, que prolonga os ganhos da sessão anterior, ainda com menor intensidade. A elétrica avança 0,35% para os 5,1260 euros. Em contrapartida, a subsidiária EDP Renováveis, que abriu a sessão a ganhar, está a corrigir máximos da sessão anterior, desvalorizando 0,23% para os 22,10 euros.

Nota positiva ainda para a NOS a ganhar 0,91% para os 2,8760 euros. A evitar ganhos mais expressivos do índice nacional, estão ainda as quedas da Jerónimo Martins, que recua 0,15% para os 13,6950 euros e dos CTT, que caem 0,42% para os 2,36 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ganhos do BCP e Ramada sustentam o PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião