Avaliação das casas continua a subir. Veja os preços por região
A avaliação bancária das casas continua a subir e, atualmente, a média nacional está em 1.144 euros por metro quadrado. Mas há zonas do país onde este valor é superior.
A subida dos preços das casas tem estado a abrandar, mas a avaliação que os bancos fazem dos imóveis na altura de concederem crédito não está a acompanhar essa tendência. Este indicador está a subir há mais de três anos consecutivos e nem a pandemia foi suficiente para abalar este crescimento. Em novembro a média nacional foi de 1.144 euros por metro quadrado. Mas há zonas do país onde este valor é bastante superior.
A avaliação bancária subiu durante 35 meses consecutivos até fevereiro deste ano, mas em março essa cadeia foi quebrada e o indicador caiu um euro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Contudo, desde março, a avaliação bancária voltou às subidas — apenas tendo estabilizado de agosto para setembro. Em outubro a tendência regressou com um novo aumento, tal como em novembro.
No décimo primeiro mês do ano, a subida foi de 13 euros face a outubro. No caso dos apartamentos o aumento foi de sete euros para 1.252 euros por metro quadrado, mas nas moradias foi um pouco menor: uma subida de 13 euros para 954 euros por metro quadrado.
Analisando o mapa, percebe-se que há regiões onde o valor médio é superior à média nacional. Lisboa está, como seria de esperar, no top, mas não no topo. A liderança é do Algarve, com uma avaliação bancária de 1.562 euros por metro quadrado. Atrás vem a capital, com uma média de 1.507 euros por metro quadrado e a região do Porto com 1.248 euros por metro quadrado.
No extremo oposto está a região de Beiras e Serra da Estrela, com um valor médio do metro quadrado a ficar-se pelos 669 euros. Veja, em baixo, os valores para as restantes regiões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Avaliação das casas continua a subir. Veja os preços por região
{{ noCommentsLabel }}