Hoje nas notícias: Fisco investiga futebol, linha SNS24 e confinamento

  • ECO
  • 11 Janeiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Esta segunda-feira a imprensa nacional dá destaque ao novo confinamento — colocando-se a questão do fecho das escolas — por causa da subida significativa de novos casos, o que está a colocar pressão no Serviço Nacional de Saúde, incluindo na linha SNS24. Na economia, nota para as investigações do Fisco ao futebol e para os bilhetes de transporte público nos cartões de pagamento em 2021.

Há 500 milhões em negócios do futebol sob suspeita do Fisco

No total, os negócios do futebol que estão a ser investigados pela Autoridade Tributária já chegam aos 500 milhões de euros. O jornal diz que há dezenas de transferências que estão a ser “passadas a pente fino” pelos inspetores tributários. Entre os visados das investigações do “Fora do Jogo” (nome do caso) está o agente português de vários futebolistas de renome mundial, Jorge Mendes, ao qual se juntam dirigentes desportivos do Porto, Benfica e Sporting. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Fecho de escolas durante próximo estado de emergência divide o Governo

O eventual fecho das escolas durante o próximo estado de emergência está a dividir opiniões. Enquanto o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afastam para já essa hipótese, a ministra da Saúde, Marta Temido, defende o encerramento dos estabelecimentos de ensino, revelou ao CM o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, acrescentando que “o Conselho de Ministros tomará uma posição de equilíbrio”. A decisão final só será tomada amanhã depois da reunião com o Infarmed. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Linha SNS24 está a atender 27 mil chamadas por dia

O aumento de casos de Covid-19 está a pressionar a linha SNS24. Em apenas dois meses a linha atendeu tantas chamadas como em 2019. Na primeira semana deste ano foram realizadas através da linha SNS24, em média, mais de 27 mil chamadas por dia. Estes valores aproximam-se dos registados em novembro, durante a segunda vaga da pandemia de Covid-19 em Portugal. Se a procura continuar ao ritmo verificado na primeira semana de 2021, o SNS24 deverá voltar a bater recordes este mês. Leia a notícia no Público (acesso condicionado).

Há milhares de inquéritos epidemiológicos por concluir”

O médico de saúde pública e epidemiologista, Ricardo Mexia, que desde o início da pandemia tem vindo a reivindicar mais recursos para a área da saúde pública, diz ser “exasperante andar a dizer o mesmo há dez meses”, mas a verdade, sublinha, é que esse reforço nunca chegou às unidades. “E se já não havia capacidade para concluir os inquéritos epidemiológicos – que são a única forma de se travar as cadeias de transmissão e impedir que mais pessoas fiquem infetadas – com os números que tínhamos antes do Natal, “agora muito menos”, destaca. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Bilhete de transporte no cartão de débito pode chegar em 2021

Pode estar para breve a substituição de bilhetes físicos por métodos de validação digitais através dos cartões de pagamento (cartões de débito ou crédito), para a utilização dos transportes públicos nas grandes cidades. Essa opção está a ser trabalhada entre a Visa e os operadores de transportes públicos em Portugal. O objetivo é ter o sistema de bilhetes digitais operacional este ano. O novo sistema permitiria poupar tempo na compra do bilhete e reduzir o impacto ambiental. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Fisco investiga futebol, linha SNS24 e confinamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião