Hoje nas notícias: vacinas, fundos europeus e presidenciais

  • ECO
  • 22 Janeiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Na definição dos grupos prioritários para vacinar contra a Covid-19, deverão agora entrar os titulares de altos cargos de decisão. Numa altura em que a pandemia não dá sinais de abrandar, o Governo já está a avançar com a antecipação de fundos de recuperação europeus, que terão como destino, nomeadamente, financiar apoios e pagar as vacinas. O Executivo tem também em vista produzir vacinas em Portugal. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Políticos vão estar no grupo prioritário para vacinar

A task force responsável pela vacinação contra a Covid-19 em Portugal está a rever a decisão relativamente à fase em que se irá vacinar as figuras de topo do Estado. “Estamos exatamente a trabalhar numa proposta para que possam ser incluídos entre os prioritários os titulares de altos cargos de decisão porque, obviamente, é essencial estarem protegidos”, reiterou Francisco Ramos, coordenador da task force. Neste grupo prioritário incluem-se também, por exemplo, bombeiros, que trabalham na emergência pré-hospitalar e transporte de doentes urgentes.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

“Já estamos a antecipar fundos de recuperação”, diz ministro do Planeamento

O ministro do Planeamento adianta que o país já está a “antecipar fundos de recuperação”. “Em causa está um mecanismo de antecipação dos fundos europeus pelo Tesouro português que depois é refinanciado pelos fundos que chegarem do React-EU”, explicou Nelson de Souza, em entrevista ao Expresso. Os primeiros fundos deverão chegar no primeiro semestre e cerca de mil milhões serão para financiar apoios de emergência no programa Apoiar, enquanto outros mil milhões “pagarão as vacinas e outros apoios de emergência”.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Governo quer Portugal a produzir vacinas

O Governo quer investir na produção de vacinas virais internamente e para tal deverá negociar com 41 empresas. Segundo o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, será uma resposta para o futuro “não só para a Covid-19”. Executivo também deverá apostar na relocalização da produção de medicamentos e desenvolvimento de serviços de saúde.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (link indisponível)

Gigante alemão cria 500 postos de trabalho

Em Viana do Castelo, uma empresa da Alemanha vai criar cerca de 500 postos de trabalho, adianta o Jornal de Notícias. A empresa em causa, uma gigante alemã, opera no setor da energia.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Marcelo ganha, mas perde vantagem

Marcelo será reeleito Presidente da República segundo uma sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF. No entanto, o atual Presidente perde alguns pontos, ficando abaixo dos 60% (59,7%). Em segundo lugar aparece Ana Gomes (15,4%), seguida de André Ventura (9,7%) que vale tanto quanto João Ferreira e Marisa Juntos (5% e 4,3% respetivamente). Tiago Mayan Gonçalves (3,3%) e Vitorino Silva (1,5%) apresentam as menores intenções de voto. Quanto às ideologias, a maioria dos portugueses (66%) identifica-se com Marcelo, por oposto aos 65% que rejeitam André Ventura.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: vacinas, fundos europeus e presidenciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião