Há uma app que diz em tempo real quanto custa carregar o carro elétrico

Aplicação Miio permite ver um preço agregado, com tudo incluído, e comparável com os tarifários dos outros Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica.

Fundada por dois antigos alunos da Universidade de Aveiro, a startup Miio lançou uma nova forma de carregamento de veículos elétricos 100% digital. Na prática, através da aplicação móvel Miio deixa de ser necessário recorrer a um cartão físico, de plástico, para carregar um veículo elétrico na rede pública nacional gerida pela MOBI.E.

“Os cartões de carregamento elétrico estão sempre suscetíveis a extravios e a serem perdidos, roubados ou partidos. Demos um primeiro passo na simplificação e transparência do carregamento, depois de percebermos que o utilizador não tinha controlo sobre o preço, duração do carregamento, estado do carregamento e kWh consumidos. Com esta app, o utilizador passou a ter acesso à monitorização do carregamento em tempo real e agora essa experiência passa a ser 100% digital“, explica Daniela Simões, co-fundadora da Miio.

Lançada há menos de dois anos, a Miio permite ver um preço agregado, com tudo incluído, e comparável com os tarifários dos outros Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), além do contratado pelo cliente. É possível saber também com precisão, e com base no posto, hora do dia e veículo, quanto é que o utilizador vai pagar por esse mesmo carregamento e sem recurso a nenhum cartão físico.

“Queremos inovar neste setor, acelerando a simplicidade e transparência do processo de utilização de veículos elétricos e, desta forma, ser um motor para a transformação da indústria automóvel em Portugal. A nossa aplicação reúne hoje a preferência de mais de 70% dos utilizadores de veículos elétricos. Com esta nova forma de carregamento iremos continuar a facilitar a vida dos nossos utilizadores”, reforça Daniela Simões.

A aplicação Miio tem também informações sobre onde se encontram os postos de carregamento, qual a sua potência, se estão disponíveis e funcionais, qual o preço praticado, entre muitas outras informações. O utilizador pode ser notificado sobre quando se encontra disponível o posto que pretende utilizar, comparar preços, saber o estado atual e futuro da rede nacional e planear rotas.

Na opinião de Luís Barroso, presidente da MOBI.E, a Miio é uma “necessidade há muito sentida pelo crescente número de utilizadores da rede. Esta melhoria é consequência também dos esforços que a MOBI.E tem vindo a realizar, no sentido de disponibilizar cada vez mais funcionalidades aos agentes de mercado que lhes permitam desenvolver ferramentas que tornem mais fácil e apelativa a utilização da rede, dando vida a um futuro cada vez melhor e mais sustentável”.

A Miio é uma aplicação móvel criada por dois antigos alunos da Universidade de Aveiro: Rafael Ferreira, 27 anos, e Daniela Simões, 25 anos, alunos do Mestrado Integrado em Engenharia de Computadores e Telemática. Lançada em maio de 2019, conta já com milhares de utilizadores em Portugal. É uma criação da Muvext – startup em incubação na UA Incubator. De acordo com os fundadores, a empresa nasceu da necessidade de saber antecipadamente quanto custaria efetuar um carregamento num posto público e, ao longo dos últimos meses, tem vindo a desenvolver e a adicionar novas funcionalidades na aplicação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há uma app que diz em tempo real quanto custa carregar o carro elétrico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião