Hoje nas notícias: Desconfinamento, ferrovia e auditoria

  • ECO
  • 23 Fevereiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A ministra da Saúde adiantou que o Governo já está a preparar a estratégia para iniciar o desconfinamento, que deverá começar pela reabertura dos estabelecimentos de ensino. Mas, no que toca à vacinação, o sindicato da PSP aponta irregularidades. A marcar o dia está ainda a notícia de que o consórcio formado pela Mota-Engil e Teixeira Duarte venceu a primeira obra.

Governo prepara estratégia para iniciar desconfinamento

Após a reunião do Infarmed, Marta Temido disse que o Governo se encontra já a “refletir” sobre o momento certo para se iniciar o desconfinamento. Segundo a ministra da Saúde, a reabertura deverá começar pelos estabelecimentos de ensino, ainda que não tenha sido, para já, delineada uma data para que tal aconteça. Além do mais, numa altura em que se verifica uma “tendência de descida” da preponderância do vírus em território nacional, a governação mostra estar bastante preocupada com as novas variantes. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Sindicato da PSP refere irregularidades na vacinação

A Organização Sindical dos Polícias identifica falhas no fornecimento de vacinas destinadas às forças policiais, dizendo que existem apenas dez mil vacinas para cerca de 20 mil profissionais. O Sindicato que representa estes profissionais acusa ainda de estar a ser dada “prioridade a amigos e conhecidos” na vacinação, numa altura em que as forças de segurança veem a sua inoculação atrasada por falta de vacinas em Portugal. Leia a notícia completa no Inevitável (link indisponível)

Mota-Engil e Teixeira Duarte vencem primeira obra a que concorreram juntas

A Mota-Engil e a Teixeira Duarte uniram-se para tentar fazer frente às empresas espanholas — que nos últimos anos têm somado vitórias nas grandes obras públicas em Portugal — venceram o quarto e último concurso para o contrato ferroviário do corredor internacional sul, entre Évora e a fronteira, por cerca de 87 milhões de euros. A proposta das duas maiores construtoras nacionais foi considerada economicamente mais vantajosa entre as nove que foram apresentadas. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

João Loureiro intermediou lugares no voo privado que transportou cocaína

O ex-presidente do Boavista, João Loureiro, foi o responsável por ter intermediado os lugares a quatro indivíduos ligados ao mundo do futebol, no avião privado onde foram recolhidos mais de 500 quilos de cocaína. João Loureiro foi o único passageiro a realizar a viagem entre São Paulo e o aeroporto de Salvador, onde depois viria a ser identificada a droga. A fretagem do avião foi paga por uma empresa brasileira, tendo custado mais de 100 mil euros. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Falhas na GNR e PSP. Ministro desvalorizou auditoria da IGAI

Uma auditoria da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) detetou falhas na formação da GNR e da PSP, principalmente em direitos humanos, problemas na organização territorial e nas condições de trabalho e falta de meios e de efetivo. Mas o ministro da Administração Interna, que recebeu esta auditoria em março de 2019, desvalorizou as conclusões. Quase dois anos depois, o Bloco de Esquerda fala num “enredo inexplicável” e pede respostas quanto à implementação das medidas previstas naquele documento. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Desconfinamento, ferrovia e auditoria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião