Conheça o júri dos Pessoas Awards

  • Trabalho
  • 18 Março 2021

Vencedores dos prémios da revista Pessoas foram votados por representantes instituicionais, académicos e dos media.

Da esquerda para a direita, os membros do júri dos Pessoas Awards: Daniel Traça (Nova SBE), Anabela Silva (EY), António Costa (ECO) e Mário Ceitil (APG).D.R.

Academia, empresas e meios de comunicação social. A revista Pessoas está a ultimar os preparativos para o anúncio dos vencedores da primeira edição dos Pessoas Awards e escolheu membros dos três âmbitos da sociedade para avaliarem os finalistas nomeados pela redação da revista e anunciados em janeiro último. Anabela Silva partner, People Advisory Services da EY), António Costa (publisher do ECO), Daniel Traça (dean da Nova SBE) e Mário Ceitil (presidente da APG) aceitaram o convite da revista para avaliar os finalistas e escolheram os vencedores no decorrer de duas reuniões, realizadas em meados de fevereiro.

A revista Pessoas anuncia ainda este mês os vencedores da primeira edição dos Pessoas Awards (PA), uma iniciativa da publicação relançada pelo ECO em março de 2019. Estes prémios destinam-se a promover, divulgar e amplificar as melhores práticas e contributos para o desenvolvimento das áreas de gestão de pessoas, desenvolvimento de competências e organização de recursos humanos e de boas práticas de liderança em Portugal.

“Se as pessoas estão no centro e são referidas como a razão do sucesso das empresas, nada mais pertinente do que premiá-las pelas boas práticas, inspiração, liderança, carisma. Reconhecer as boas pessoas é uma forma de validar as suas competências e premiar a sua sensibilidade e as suas pessoas. Estes desafios ganham ainda mais importância num ano como o de 2020“, justifica Mariana de Araújo Barbosa, diretora executiva da revista Pessoas.

Recorde os finalistas dos Pessoas Awards aqui.

Os vencedores dos Pessoas Awards serão anunciados a partir da última semana de março. A cobertura, que inclui entrevistas exclusivas a todos os vencedores, será feita nas edições da revista online e em papel, disponível nos quiosques na primeira semana de abril.

Na sua primeira edição, relativa a 2020, os PA integram distinções em 10 categorias: “lifetime achievement” (percurso, envolvimento e exemplo de liderança e empatia. É o prémio que distingue o líder de pessoas pela sua carreira), “recrutador” (inovação de processos e empenho na contratação e retenção de talento), “formação e competências” (foco e investimento em formação e competências dos colaboradores, assim como na orientação do seu plano de carreira com a ajuda de coachs e mentores), “out of the box” (disrupção de processos e metodologias ao serviço da gestão de pessoas), “diversidade e inclusão” (políticas e práticas de inclusão e diversidade de sexos, raças, nacionalidades e religiões), “felicidade” (importância de políticas como o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, o direito a desligar e outras práticas relacionadas com o bem-estar dos trabalhadores), “liderança” (boas práticas de liderança, premeia o envolvimento do líder dentro da organização e o reconhecimento dessas características agregadoras pelos seus pares), “influencer” (líder agregador, que inspira e que toca todos com as suas práticas. É a única categoria cujo prémio é atribuído através de votação do público), “sofisticação laboral” (pela implementação e/ou manutenção de práticas amigas do bem-estar e códigos de conduta, que colocam o trabalhador no centro da ação) e “master em comunicação” (quando a política de comunicação é valorizada de dentro para fora, e tanto interna como externamente).

Conheça melhor cada jurado:

Anabela Silva é atualmente líder da área de People Advisory Services em Portugal e Partner responsável pela prestação de serviços de assessoria fiscal. Na área de People Advisory Services, o foco está na definição de soluções para alinhar a organização e pessoas com a estratégia de negócio, e em promover a melhoria da performance organizacional. Revisora Oficial de Contas desde 2005, é licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Jornalista de economia com mais de 25 anos de experiência e assumidamente viciado em internet, António Costa frequentou o curso de Direito, a fim de se tornar jurista. O seu interesse pelo jornalismo levou-o a transferir-se para o curso do Centro de Formação de Jornalistas do Porto. Estreou-se no Jornal de Notícias, em 1992, e passou depois, sempre nas secções de Economia e
Finanças, pelo Expresso, pela Agência Lusa, que dirigiu entre março e julho de 2008, e pelo Diário Económico, de que foi diretor durante oito anos. Fundador e Publisher do jornal digital económico ECO, lançado em outubro de 2016, considera que “informar, inovar e orientar” são os objetivos principais desta publicação.

Daniel Traça é o Diretor da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE) e professor catedrático de Economia na mesma instituição. É também professor convidado no INSEAD, em França e Singapura. É formado na Faculdade de Economia da UNL e obteve o seu doutoramento na Columbia University, em Nova Iorque. Conta com passagens por outras instituições académicas internacionais, na Bélgica, Coreia do Sul e Suíça e trabalhou como consultor do Banco Mundial e da Comissão Europeia.

Com 40 anos de experiência como consultor e formador em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, Mário Ceitil colaborou com algumas das principais empresas e organizações, em Portugal e África lusófona. Foi consultor do grupo CEGOS em projetos europeus e diretor associado da CEGOC entre 1993 e 2015. Foi ainda professor universitário nas áreas da Psicologia das Organizações e da Gestão de RH no ISPA, ISCTE, Católica Lisbon e ISG, e é hoje Coordenador do Executive Master em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança do ISCTE/Executive Education. É presidente da APG – Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas e autor e coautor de vários livros da área.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conheça o júri dos Pessoas Awards

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião