5 coisas que vão marcar o dia

Arranca a segunda fase do desconfinamento, no dia em que serão conhecidos dados sobre a evolução do desemprego em fevereiro.

A semana arranca com uma nova fase do desconfinamento, na qual reabrem algumas lojas e mais alunos regressam às aulas presenciais. Serão conhecidos dados sobre a evolução do desemprego em fevereiro, depois de uma subida no primeiro mês do ano, bem como sobre o comércio na União Europeia. Nesta que é a segunda-feira de Páscoa, várias bolsas estão fechadas, e terminam as férias judiciais.

Arranca segunda fase do desconfinamento

Entram em vigor esta segunda-feira as novas medidas do plano de desconfinamento, que preveem o regresso ao ensino presencial dos alunos do segundo e terceiro ciclos, reabrindo as atividades de tempos livres para as mesmas idades. Reabrem também os museus, monumentos, palácios e galerias de arte e as lojas com uma área até 200 metros quadrados e que tenham porta para a rua. As esplanadas podem voltar a ser frequentadas até ao limite de quatro pessoas e podem ser praticadas as modalidades desportivas de baixo risco, sendo que os ginásios reabrem, sem aulas de grupo.

Evolução do desemprego em fevereiro

O Instituto Nacional de Estatística divulga as Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego referentes ao mês de fevereiro. A taxa de desemprego subiu para 7,2%, no primeiro mês de 2021, um aumento de 0,4 pontos percentuais face ao mês anterior e ao período homólogo. Em janeiro, também a taxa de subutilização do trabalho cresceu, por efeito sobretudo do aumento da população desempregada.

Principais parceiros comerciais da UE em 2020

O Eurostat disponibiliza a ferramenta que permite visualizar dados sobre os parceiros de comércio na União Europeia (UE). No último lançamento, a visualização de dados interativa permitiu concluir que, em 2019, a UE importou mais mercadorias da China (19% das importações) do que de qualquer outro lugar e exportou mais para os Estados Unidos (18% das exportações de mercadorias).

Bolsas fechadas na Páscoa

Várias praças europeias não vão negociar durante este dia, por ser a segunda-feira após a Páscoa. É o caso das bolsas de Londres, Amesterdão, Paris e Frankfurt, bem como da bolsa de Lisboa. Esta será assim a segunda semana em que apenas há quatro sessões, depois de as bolsas também terem fechado na Sexta-feira Santa.

Terminam férias judiciais

Chegam ao fim esta segunda-feira as férias judiciais, altura em que os tribunais se encontram encerrados e os atos processuais não são efetuados, a não ser, entre outros, os atos processuais relativos a arguidos detidos ou presos, ou indispensáveis à garantia da liberdade das pessoas. Depois das férias judiciais da Páscoa, está previsto o regresso à normalidade para os tribunais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião