Luís Todo Bom: “Moratórias não são solução, são adiar problema”
Luís Todo Bom critica a salvação da TAP, mas considera que o Estado devia ter uma minoria de bloqueio em empresas estratégicas para o país como a ANA, a REN e a Águas de Portugal.
O gestor português considera que não é possível prolongar indefinidamente as moratórias bancárias: “As moratórias não são solução, são um adiamento do problema“, avisa, lembrando que a banca não aguentará nem tem capacidade para absorver o aumento do crédito malparado. Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, Luís Todo Bom diz ser inevitável que haja empresas a fechar por causa da pandemia, mas também consolidações de negócios em Portugal.
Sobre política nacional, o conselheiro político de Rui Rio não receia a instabilidade política nem prevê eleições antecipadas. Para Luís Todo Bom o PSD faria um melhor trabalho do que o PS, ainda que com medidas de emergência semelhantes, as quais elogia. Já a falta de pensamento para o futuro, numa “perspetiva de reindustrialização”, é criticada pelo professor do ISCTE.
Quanto à TAP, o gestor mostra-se contra a reversão da privatização da TAP, tal como o líder do PSD: “Não é mau termos uma empresa [transportadora aérea] de bandeira, mas não é tão fundamental“, disse, questionando a utilidade do dinheiro gasto para salvar a empresa dado que “se a TAP desaparecer não há nenhum turista que deixe de vir a Portugal por não existir TAP”. Por outro lado, Luís Todo Bom defende que o Estado tenha uma minoria de bloqueio em empresas como a ANA, a REN e as Águas de Portugal por causa da sua importância estrutural para o país.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Luís Todo Bom: “Moratórias não são solução, são adiar problema”
{{ noCommentsLabel }}