Farmácias já receberam cerca de 100 mil testes rápidos à Covid

A Associação de Distribuidores Farmacêuticos revelou que já foram distribuídos cerca de 100 mil testes rápidos de antigénio nas farmácias portuguesas.

A Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) revelou que já foram distribuídos cerca de 100 mil testes rápidos de antigénio nas farmácias portuguesas.

“Em resposta a mais um desafio imposto pela pandemia, e devido à resiliência e capacidade logística do setor, os distribuidores farmacêuticos de serviço completo já distribuíram aproximadamente 100 mil autotestes Covid-19″, informa a ADIFA, em comunicado.

Ao mesmo tempo, a associação sublinha que, no âmbito do alargamento da estratégia nacional de testagem, os distribuidores farmacêuticos “estão empenhados na célere e eficiente disponibilização dos autotestes às farmácias comunitárias e, por conseguinte, às populações”.

Em meados de março, o Governo autorizou a venda destes autotestes em farmácias e noutros locais de venda não sujeitos a receita médica, como é o caso das parafarmácias ou nos espaços de bem-estar de alguns supermercados. Depois disso, Infarmed, Instituto Dr. Ricardo Jorge (INSA) e Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgaram as orientações relativas à sua comercialização e sobre a comunicação dos resultados, De sublinhar que estes testes só podem ser adquiridos por pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.

Este regime excecional abriu a porta a que os autotestes começassem a ser realizados pela população em geral, já que anteriormente só podiam ser realizados por profissionais de saúde. Não obstante, estes testes só começaram a chegar às farmácias no final de março, sendo que até agora há apenas duas marca autorizada. Em causa está o teste “SARS-CoV-2 Rapid Antigen Test Nasal” produzido pela SD Biosensor Inc e distribuído em Portugal pela Roche, bem como, outro do fabricante Genrui Biotech Inc. Segundo o Público, no espaço de uma semana já se venderam, pelo menos, 22.862 autotestes, sendo que os preços variam entre os cinco e os sete euros, dependendo do local de venda ou do tipo de embalagem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Farmácias já receberam cerca de 100 mil testes rápidos à Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião