“Porque é que é difícil pedir ajuda?”. (ins)Pira lança novo concurso para ilustrar a ansiedade

As candidaturas para participar no concurso estão abertas até 16 de maio e podem concorrer ilustradores e não ilustradores.

Nasceu em 2020 com o objetivo de ser um espaço onde as fundadoras e amigas, Laura Pina e Mariana Barbosa, pudessem contar a sua experiência com a ansiedade, mas com um twist de “cor” e “otimismo”. Entretanto, o projeto (ins)Pira cresceu e hoje é já uma comunidade de partilha digital onde, semanalmente, são publicadas ilustrações criadas a partir das frases enviadas pelos membros da comunidade.

Para assinar o mês da saúde mental, o (ins)Pira decidiu lançar uma segunda edição do concurso de ilustração sobre ansiedade. Neste momento, e até dia 16 de maio, estão abertas as candidaturas para participar no concurso. O (ins)Pira associa-se, assim, uma vez mais à Ó!Galeria para celebrar a Mental Health Awareness Week, iniciativa proposta pela Mental Health Foundation.

A iniciativa decorre no Instagram do (ins)Pira sob o mote “O começo: Porque é que é difícil pedir ajuda?” e está aberta a ilustradores e não ilustradores. “O objetivo é, não só dar voz ao talento nacional, mas também continuar a despertar para novas formas de comunicar sobre saúde mental”, lê-se em comunicado.

Os três finalistas, que serão conhecidos a 18 de maio, terão a oportunidade de ver os seus trabalhos à venda na Ó!Galeria e o vencedor receberá também um kit da marca de lápis Viarco, bem como um voucher com três sessões de terapia com um psicoterapeuta da clínica Hippocampus, que poderá ser utilizado pelo finalista ou oferecido a alguém.

Para o projeto é essencial continuar a combater o estigma e incentivar a sociedade a pedir ajuda. Neste momento, a equipa do ins(Pira) conta já com uma pedopsiquiatra e uma psicóloga, de forma a garantir que a comunidade se mantém um espaço seguro para todos. Até agora foram encaminhadas mais de 100 pessoas para ajuda médica profissional e foram feitas diversas intervenções diretas em escolas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Porque é que é difícil pedir ajuda?”. (ins)Pira lança novo concurso para ilustrar a ansiedade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião