Proibido circular a mais de 30 km/hora em 70% das vias urbanas espanholas
Alterações também incluem o limite de velocidade nas áreas urbanas de 20 km/hora em vias com uma única faixa partilhada por veículos e peões.
O limite de velocidade de 30 km/hora entrou em vigor esta terça-feira em Espanha nas vias urbanas com uma faixa por cada sentido de trânsito, uma medida que afeta 60 a 70% das ruas do país.
As alterações também incluem o limite de velocidade nas áreas urbanas de 20 km/hora em vias com uma única faixa partilhada por veículos e peões e de 50 km/h em vias com duas ou mais faixas em cada direção.
Segundo a Direção-Geral de Trânsito (DGT) espanhola, os novos limites de velocidade destinam-se principalmente a “acalmar” o tráfego, embora também conduzam a uma redução do ruído e da poluição, tornem as cidades mais habitáveis e garantam a coexistência segura entre veículos e utilizadores vulneráveis (peões, bicicletas, motociclos e ciclomotores).
Esta alteração dos regulamentos responde a uma exigência das autarquias, muitas das quais já tinha optado para se tornarem “cidades 30”, sendo agora aplicado a todos os municípios em Espanha.
A velocidade de 30 km/hora em ruas urbanas com apenas uma faixa por sentido garante, segundo a DGT, que os veículos possam reagir a tempo no caso de aparecer de forma inesperada um peão, uma bicicleta ou no caso de alguém abrir inesperadamente a porta de um carro.
Os estudos citados pela imprensa espanhola indicam que a probabilidade de morrer no caso de se ser atropelado por um carro é de 15% quando o automóvel circula a 30 km/hora e aumenta para 85% a 50 km/hora.
Em 2019, 82% das 519 pessoas mortas em acidentes nas vias urbanas espanholas eram utentes vulneráveis, ou seja, peões, ciclistas e motociclistas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Proibido circular a mais de 30 km/hora em 70% das vias urbanas espanholas
{{ noCommentsLabel }}