Raspadinha da Cultura vai dar prémio máximo de 10.000 euros

Raspadinha poderá ser comprada em toda a rede dos Jogos Santa Casa do país. Com um euro poderá receber até 10.000 euros. Objetivo do Governo é angariar dinheiro para a Cultura.

Dia Internacional dos Museus foi o escolhido pelo Governo para a estreia da raspadinha da Cultura, um jogo de lotaria instantânea em parceria com a Santa Casa da Misericórdia. Ao comprar pode ganhar até 10.000 euros e estará a ajudar a cultura portuguesa, garante o ministério tutelado por Graça Fonseca.

O valor facial da raspadinha será de um euro e o prémio máximo de 10.000 euros“, indicou ao ECO o gabinete de Graça Fonseca, ministra da Cultura. Ou seja, com apenas um euro, pode ganhar até 10.000, sendo que conforme explica a Santa Casa no seu site, “os prémios de valor superior a 5.000 euros estão sujeitos a imposto do selo, à taxa legal de 20%, nos termos da legislação em vigor a partir de 1 de janeiro de 2013″.

A lotaria, intitulada “Do Património Cultural” é uma das medidas do Governo do Orçamento do Estado para 2021 e deverá render ao Estado cinco milhões de euros, segundo a receita inscrita no OE.

O dinheiro que o jogador paga pela raspadinha (um euro) reverte para o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural (FSPC), “destinando-se a despesas com intervenções de salvaguarda e valorização do património cultural”. Além do mais, o Executivo de António Costa pretende ainda usar este dinheiro para apoiar os profissionais do setor, que estão entre os mais afetados pela pandemia e que têm reclamado maior ajuda financeira.

Segundo o relatório da proposta do OE 2021, a receita “fará parte das fontes de financiamento do programa plurianual de meios e investimentos para a reabilitação, preservação e dinamização do património cultural classificado”.

Este é um jogo em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que estará à venda em toda a rede de Jogos Santa Casa do país, como indicou a própria entidade ao ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Raspadinha da Cultura vai dar prémio máximo de 10.000 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião