Centros comerciais faturam mais durante o desconfinamento que em 2019
Durante o primeiro mês em que as lojas dos centros comerciais reabriram houve menor afluência face a 2019, mas cada cliente gastou mais. O valor de cada transação com cartão aumentou 9,2% face 2019.
No primeiro mês de desconfinamento em que as lojas dos centros comerciais estiveram abertas, a faturação foi maior que no mesmo período em 2019, antes da pandemia de Covid-19, revelou esta quinta-feira a a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) em comunicado.
Segundo um estudo da REDUNIQ Insight para a APCC, entre 19 de abril e 18 de maio (mês de reabertura da maioria das lojas em centros comerciais) houve um aumento do valor médio de transação em compras com cartão de 9,2% face a 2019. Assim, “a faturação das lojas em centros comerciais ficou acima da verificada no mesmo período em 2019”.
O que levou ao aumento da faturação foi mesmo cada cliente ter gasto mais em cada compra, uma vez que de acordo com o estudo, houve uma menor afluência aos centros comerciais do que em 2019.
Conforme indica o comunicado, “as Papelarias, Perfumarias, Restauração e Eletrodomésticos & Tecnologias tiveram um crescimento de faturação acima dos 20% na semana de 26 de abril a 2 de maio, face à mesma semana de 2019” e “na semana de 10 a 16 de maio, verificou-se um forte crescimento da faturação da restauração, acima dos 40% face à registada em 2019”.
Apesar do indicador positivo de retoma, a associação indica que as “restrições ainda existentes, nomeadamente ao nível dos horários e do número de pessoas por metro quadrado, dificultam a recuperação plena do setor”.
Por isso, a APCC “questiona as restrições ainda existentes, nomeadamente o encerramento obrigatório da restauração nos centros comerciais às 19h dos fins de semana, sem possibilidade de realizar sequer serviço de take-away”. Como justificação, a associação relembra que não foi detetado nenhum surto com origem em centros comerciais desde o início da pandemia “fruto das medidas e controlos implementados”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Centros comerciais faturam mais durante o desconfinamento que em 2019
{{ noCommentsLabel }}