Edição de junho da Advocatus já nas bancas

  • ADVOCATUS
  • 22 Junho 2021

Na Advocatus de junho pode ler o balanço da Summit Lisboa, uma entrevista a Agostinho P. Miranda sobre o Prémio Nelson Mandela, e ainda todos os pormenores da sociedade do mês, J+Legal.

Após três edições em Lisboa e uma na cidade do Porto, a Advocatus Summit esteve de regresso. Tal como na última edição, este ano o principal evento que liga a advocacia de negócios aos agentes empresariais e da economia foi em formato digital e contou com o patrocínio da Abreu Advogados, CMS Rui Pena & Arnaut, Cuatrecasas, Miranda & Associados, Morais Leitão, PLMJ, PRA-Raposo, Sá Miranda & Associados, Serra Lopes, Cortes Martins & Associados, Sérvulo & Associados, SRS Advogados, Vieira de Almeida, e Moneris.

Em debate estiveram os temas “Patentes e desenvolvimento económico”, “Hidrogénio e descarbonização”, “Reestruturações e Insolvências”, “Transição digital e pandemia: o futuro que se impôs”, “Contratos e Pandemia – Resolução, suspensão e modificação dos contratos em tempos de pandemia”, “Fundos Europeus – Novos Desafios”, “Sustentabilidade e obrigações verdes”, “Transparência Fiscal e sociedades multidisciplinares”, “Teletrabalho e o direito a desligar”, “As escolhas sustentáveis das empresas”, “A Fiscalidade na Economia Digital – Desafios da Regulação e da Tributação”, e “Banca, NPLs e o pós-pandemia”. Leia na nova edição da revista o balanço.

Advocatus Summit 2021 - 20/21MAI21

A direção da ProPública – Direito e Cidadania deliberou, por unanimidade, atribuir o Prémio Nelson Mandela, relativo ao ano 2021, ao advogado Francisco Teixeira da Mota. Através deste prémio, a associação quer homenagear todos os advogados que ao longo dos anos têm defendido jornalistas, escritores, comentadores e outros cidadãos que, em Portugal e no estrangeiro, são vítimas de intimidação, retaliação e perseguição, apenas por revelarem a verdade. A Advocatus esteve a conversa com o presidente da ProPública, Agostinho P. Miranda.

Tânia de Almeida Ferreira é a advogada do mês desta edição. A sócia e coordenadora do departamento de fiscal da CCA esteve à conversa com a Advocatus e garantiu que se sente em casa, passados dois anos desde a sua integração na firma, conseguindo montar uma equipa de “grande qualidade, unida, humana e com vontade de fazer, de aprender e não recear desafios”. Para Tânia de Almeida Ferreira, há todo um idealismo, “quase romântico”, em torno da profissão de advogado, mas que depois se confronta com a realidade que mostra que “afinal existem injustiças”.

Tânia Almeida Ferreira, sócia da CCA, em entrevista ao ECO/Advocatus - 13MAI21
Tânia de Almeida Ferreira, sócia e coordenadora do departamento de fiscal da CCAHugo Amaral/ECO

A Morais Leitão, através de equipa de corporate, M&A e mercados de capitais e de direito fiscal, assessorou a EDP e a EDP Renováveis num aumento de capital da EDP Renováveis de cerca de 1.500 milhões de euros por oferta privada. Descubra todos os pormenores da operação na rubrica negócio do mês da 127.ª edição.

Cerca de três meses após iniciarem a atividade, os sócios fundadores da J+Legal fizeram um balanço positivo e asseguraram que querem aumentar a equipa ainda este ano. Apesar de revelarem que sentiram estranheza ao lançar o escritório em plena pandemia, explicaram que o principal foco do escritório é o de prestar o melhor serviço ao cliente, com os sócios a trabalhar nos assuntos e não como “meros gestores de equipas e controlo de faturações”. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.

(Da esquerda para a direita): Jaime Carvalho Esteves, Jorge Brito Pereira e José Diogo Horta Osório, sócios da J+LegalHugo Amaral/ECO

A Advocatus de junho já se encontra nas bancas. Assine a revista aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Edição de junho da Advocatus já nas bancas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião