Artistas juntam-se em movimento #DarVozACultura com apoio da Abreu Advogados

A Abreu Advogados em regime pro bono apoia os profissionais da cultura na promoção dos seus direitos no projeto-lei que está em discussão até ao próximo dia 17 de junho.

No âmbito da consulta pública do Estatuto dos Profissionais da Cultura e com o apoio da Abreu Advogados, vários artistas portugueses estão a promover o movimento #DarVozACultura com o objetivo de reunir o máximo de contributos possível para a melhoria do documento apresentado pelo Governo.

O movimento #DarVozACultura, que já conta com a participação de um número significativo de profissionais de várias áreas da cultura, entre músicos, produtores, bailarinos, escritores, realizadores, fotógrafos, artistas plásticos e atores, como Albano Jerónimo, os The Black Mamba, Carolina Pimenta, Clara Não, André Barros, Joana Inês Santos e Ana Cunha Araújo.

Através da sua equipa especializada no setor de Arte e Entretenimento, a Abreu Advogados está na origem deste movimento e, em regime pro bono, apoia os profissionais da cultura na promoção dos seus direitos no projeto-lei que está em discussão até ao próximo dia 17 de junho.

“A pandemia evidenciou a ausência de um estatuto que proteja os profissionais da cultura em contextos adversos à sua atividade. Na Abreu temos acompanhado este que é um dos períodos mais desafiantes para este setor e sabemos que esta consulta pública é uma oportunidade única para assegurar os direitos e garantias de um conjunto de profissionais tão importantes à nossa sociedade”, nota Manuel Andrade Neves, sócio da Abreu Advogados que co-coordena o setor.

O movimento #DarVozACultura pretende reunir os contributos do maior número de profissionais da cultura de forma a integrar as diferentes realidades e perspetivas existentes dentro do setor, para depois, com o apoio da Abreu Advogados, elaborar uma resposta jurídica conjunta e transversal que assegure que os seus direitos são considerados no momento da redação final do Decreto-lei que aprova o Estatuto dos Profissionais da Cultura e que entrará em vigor já no próximo ano.

Para Sara Mendonça, Associada da Abreu Advogados responsável pela dinamização deste movimento, “é este o momento para os profissionais das várias áreas do setor da cultura se unirem por um propósito maior e transversal a todos, que é o de dignificar as condições em que a Arte é feita e vivida em Portugal”.

A adesão ao movimento e partilha dos respetivos contributos decorre até ao dia 15 de junho e pode ser feita aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Artistas juntam-se em movimento #DarVozACultura com apoio da Abreu Advogados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião