Lobo Vasques assessora Cabo Verde com IVA no comércio eletrónico

O escritório de Carlos Lobo e Sérgio Vasques, o Lobo Vasques, está a assessorar as autoridades de Cabo Verde na adaptação do IVA aos desafios do comércio eletrónico.

A boutique de fiscal Lobo Vasques está a assessorar as autoridades de Cabo Verde na adaptação do IVA aos desafios do comércio eletrónico. Segundo comunicado do escritório, este tipo de comércio tem trazido um grande desafio às autoridades tributárias cabo-verdianas, como acontece com outros países africanos.

“Aplicar o IVA às prestações de serviços feitas a partir do estrangeiro ou aplicá-lo às pequenas encomendas que todos os dias chegam ao país é um imenso quebra-cabeças em qualquer parte do mundo, com grande risco de perda de receita”, nota Sérgio Vasques, sócio fundador.

Segundo o sócio, o desafio é o de fazer com que Cabo Verde possa acompanhar as melhores práticas internacionais na matéria, “Cabo Verde tem todas as condições para ser uma referência de política fiscal no contexto do continente africano“, acrescenta.

Carlos Lobo e Sérgio Vasques fundaram em dezembro de 2020 a Lobo Vasques e Associados. A boutique pretende oferecer serviços exclusivamente na área fiscal “inovadores e sofisticados” com foco na energia, banca, biocombustíveis, telecomunicações, indústria farmacêutica, indústria extrativa (petrolífera e mineira).

Os ex-secretários de Estado dos Assuntos Fiscais de José Sócrates pretendem ainda atuar no mercado dos países africanos de expressão portuguesa, prestado consultoria em reformas fiscais em questões de impostos indiretos, IVA e tributação aduaneira.

O objetivo dos sócios fundadores é integrarem até 20 profissionais no espaço de dois anos – incluindo jovens – fornecendo serviços não só a empresas como a particulares, entidades públicas e Governos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lobo Vasques assessora Cabo Verde com IVA no comércio eletrónico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião